Saiba mais sobre os principais mantos dos clubes do Brasil
Ao longo dos anos, as camisas dos clubes de futebol do Brasil mudaram muito. Ficaram mais modernas, mais leves e confortáveis. Para isso, tiveram a ajuda de inovações tecnológicas. Mas você sabe quais são as camisas mais bonitas do futebol brasileiro?
É fato, porém, que uma coisa não mudou: a identificação dos torcedores com a camisa do seu clube. Tanto é que algumas pessoas costumam se referir ao uniforme do seu time como “manto sagrado”.
Mas será que dá pra eleger as camisas mais bonitas do futebol brasileiro? A missão é difícil, mas vamos lembrar alguns dos uniformes que são lembrados até hoje pela sua beleza. Continue lendo este artigo do Jogo Hoje e descubra quais são essas camisas.
As camisas mais bonitas do futebol brasileiro:
Palmeiras tem uma das camisas mais bonitas do futebol brasileiro
Uma camisa do Palmeiras entrou para a história por 2 motivos. Em 1º lugar, porque marcou um dos melhores times da história do time. Já em 2º lugar, porque é apontada como uma das mais bonitas que um clube brasileiro já usou.
Nos anos de 1972 e 1973, o Palmeiras foi bicampeão brasileiro. Nessa época, nomes como Ademar da Guia e Leivinha se destacaram e entraram para a história. Além disso, a camisa era tão bonita que o próprio clube fez um relançamento em 2013.
São Paulo inovou com camisa vitoriosa de 2005
Nos últimos anos, o São Paulo tem usado como uniforme número 1 uma camisa branca, com uma listra horizontal vermelha e outra preta, separadas por uma branca. No entanto, em 2005 o clube apostou em resgatar a camisa com listras horizontais com as cores do time (vermelho, branco e preto). E o uniforme é lembrado até hoje como um dos mais bonitos do clube.
Além de bonita, a camisa foi pé quente. Isso porque o São Paulo fez essa camisa para disputar o Mundial de Clubes de 2005. Vale ressaltar também que o Tricolor Paulista foi campeão ao vencer o Liverpool na final. Aquele foi o último título mundial conquistado pelo São Paulo.
Fluminense tem uma camisa que é unanimidade no clube
Em 1975, o Fluminense foi Campeão Brasileiro e Campeão Carioca. Com isso, a camisa que o time usou naquele ano costuma ser apontada pelos torcedores do Tricolor Carioca como uma das mais bonitas da história do clube.
A camisa não é muito diferente do modelo tradicional que o clube usa ao longo das últimas décadas. Afinal, esse uniforme tem listras verticais com as cores grená, verde e branco, mas com a gola branca.
Mas se ela não é tão diferente, por que é considerada tão bonita? Provavelmente entra em campo o apelo das conquistas do time em campo, claro. Mesmo assim, nos últimos anos o clube lançou mais de uma vez esse modelo na linha retrô. E sempre deu certo.
Santos relançou camisa do bi mundial com Pelé
Nos anos de 1962 e 1963, o Santos era o time que mandava no mundo. Naquelas 2 temporadas, o Peixe foi bicampeão da Libertadores e bicampeão mundial. E tudo isso sob a liderança de Pelé.
Assim, em 2018, o Santos lançou uma camisa comemorativa às 2 principais conquistas do clube. Mas ao invés de fazer um uniforme retrô, tentando reproduzir a camisa usada por Pelé, o clube decidiu inovar.
A camisa comemorativa era dourada, com detalhes nas cores preto e branco nas mangas e na gola. O torcedor santista gostou da ideia e a camisa foi um sucesso de vendas.
Camisa do centenário do Corinthians fez resgate histórico
Quando completou 100 anos, em 2010, o Corinthians lançou uma camisa comemorativa ao centenário do clube. E aquele uniforme é apontado como um dos mais bonitos da história do time.
Como não podia deixar de ser, a camisa faz uma alusão ao que seria um dos primeiros uniformes do clube. Assim, ela tem listras douradas em degradê. Temos que destacar que a ousadia poderia ter dado errado, mas a torcida aprovou o resultado final, assim como site especializados do mundo inteiro.
Parte dessa aprovação está nos detalhes. Um deles é o escudo, que fez alusão ao início da história do Corinthians.
Camisa branca da Seleção foi resgatada em 2019
Em meio à Copa do Mundo do Catar, seria impossível não falar da Seleção Brasileira. A Canarinha tem como uniforme tradicional o amarelo. Já o padrão número 2 é a camisa azul. Ambas são bonitas, apesar da preferência nacional pela amarela.
Porém, em 2019, a CBF lançou uma camisa nova, na cor branca. Esse uniforme foi uma homenagem aos 100 anos da conquista do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1919, a 1ª conquista do Brasil no continente.
A Seleção Brasileira usou esse uniforme branco durante a Copa América de 2019. E deu sorte, afinal o Brasil ganhou a competição. Título à parte, a camisa era simples, mas de muito bom gosto, toda branca, com detalhes azuis nas mangas e na gola polo clássica.