O Jogo Hoje elenca quais as camisas que mais são lembradas pelos torcedores do país do futebol
Quais camisas da Seleção Brasileira são consideradas as mais bonitas? O Jogo Hoje preparou uma lista com todas as camisas mais amadas pelos brasileiros para relembrar os mantos amarelinhos – azuis também – que encantaram os admiradores de futebol.
Maior campeã em Copas do Mundo, a Seleção Brasileira possui uma das histórias mais ricas do futebol mundial. Em mais de 100 anos de gols e jogadas antológicas, o Brasil também ficou conhecido pela camisa Canarinha, que dá uma identidade única ao time.
Assim, com 5 títulos mundiais, além das taças de Copa América e das Confederações, várias camisas do Brasil ficaram no imaginário de torcedores e admiradores de futebol ao redor do mundo.
As camisas da Seleção Brasileira mais icônicas
1930 – Copa do Mundo (Uruguai)
Diferente do habitual amarelo, o uniforme brasileiro na primeira Copa do Mundo era predominantemente branco com detalhes em azul. Nesta ocasião, o Brasil não foi bem sucedido na estreia dos Mundiais.
Em grupo com Iugoslávia e Bolívia, acabou ficando apenas na 2ª colocação e sendo eliminado ainda na 1º fase. Os uruguaios – donos da casa – acabaram conquistando o título.
1950 – Primeira Copa do Mundo no Brasil
A 1ª Copa do Mundo sediada no Brasil é considerada um dos episódios mais tristes da história da Seleção Brasileira. Usando branco, que após esse torneio seria abolido devido à superstição, o time nacional era franco favorito ao título, mas acabou sendo superado pelo Uruguai, na final, no episódio que ficou parecido como Maracanazo.
1958 – Copa do Mundo (Suécia)
O traje da 1ª conquista. Após bater na trave 8 anos antes, o Brasil chegou à Suécia com um jovem de 17 anos, alcunhado de Pelé, que viria a se tornar o Rei do Futebol.
Assim, utilizando azul e a camisa amarela, que se tornou a grande marca da Seleção Brasileira e havia estreado no torneio 4 anos antes, o time nacional trouxe seu primeiro título nacional após bater os donos da casa por 5 a 2.
1962 – Copa do Mundo (Chile)
A 2ª vez. Quatro anos após o 1º título, o Brasil chegou à Copa do Mundo pensando em igualar Uruguai e Itália, únicos bicampeões do torneio até então.
Com camisas muito parecidas ao que se viu em 1958, a Canarinha perdeu Pelé, lesionado, durante o torneio e contou com o brilho de Garrincha para levantar o segundo troféu.
1970 – Copa do Mundo (México)
Se o modelo da camisa não chamava muita atenção, o futebol apresentado na Copa do Mundo do México encantou o planeta.
O estrelado esquadrão de Gerson, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Carlos Alberto e Pelé utilizava um uniforme que não possuía desenhos, estampas e tinha poucos detalhes.
Apesar disso, o desempenho da Seleção acabou imortalizando a camisa amarela na primeira Copa do Mundo transmitida em cores no Brasil.
1982 – Copa do Mundo (Espanha)
Primeira camisa após a troca da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o manto utilizado pela Seleção em 1982, na Espanha, também chamava atenção pela simplicidade.
Vestindo um time que também encantou o mundo pela qualidade técnica, a camisa canarinha ficou imortalizada apesar da doída desclassificação do time de Zico, Sócrates e Júnior. Naquela ocasião, o Brasil acabou caindo nas quartas de final para a Itália, que conquistaria o torneio.
1994 – Copa do Mundo (Estados Unidos)
A camisa que foi usada na campanha do tetracampeonato é marcada por simbolismos. Produzida pela empresa inglesa Umbro, o uniforme amarelo possui 3 marcas d’água com o símbolo da CBF, em alusão aos 3 títulos mundiais conquistados previamente.
O 2º padrão, em cor azul e com detalhes em branco, também seguia esse mesmo modelo.
1998 – Copa do Mundo (França)
Primeiro uniforme de Copa do Mundo produzido pela Nike, a camisa de 1998 foi marcada pelo vice-campeonato diante da França. Inclusive, o símbolo da patrocinadora foi inserido na parte frontal da camisa.
Apesar disso, a camisa é considerada muito elegante, mesmo apresentando traços mais simples se comparada com a antecessora. O uniforme possui uma lista grossa na manga, acompanhada de duas mais finas. Outra mudança importante se contra na gola, que passou a ser redonda.
2002 – Copa do Mundo (Japão e Coreia do Sul)
Na última vez em que ergueu a taça da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira aliou um futebol muito técnico com um uniforme elegante. Também produzido pela Nike, a camisa de 2022 chamou atenção pela grande quantidade de listras.
Assim, na camisa amarela, várias listras verdes eram vistas, enquanto no uniforme dois, predominante azul, os detalhes tinham a cor branca.
Outro detalhe adicionado à vestimenta dos brasileiros foi a implementação de um forro dentro da blusa, para diminuir a transpiração do atleta.
2014 – Copa do Mundo (Brasil)
Anfitriões da Copa do Mundo pela 2ª vez, os brasileiros tiveram uma indumentária bastante caprichada em 2014.
Em mais uma coleção produzida pela Nike, a Seleção Brasileira apostou, mais uma vez, no amarelo (camisa 1) e no azul (uniforme 2).
A camisa canarinha chamava atenção pela elegância com poucos detalhes. Predominantemente amarela, a vestimenta possuía a gola em V e os punhos verdes. Já o uniforme 2 chamava atenção pelo contraste entre diferentes tons de azul, além de usar a fonte e o símbolo do fornecedor em branco.
Apesar do belo conjunto de uniformes, o futebol apresentado não foi dos mais bonitos. Assim, após suar para avançar contra Chile e Colômbia no mata-mata, o Brasil acabou goleado por 7 a 1 nas semifinais pela futura campeã, Alemanha.
Qual a camisa da Seleção Brasileira mais amada?
Recentemente, o Globo Esporte produziu uma enquete para saber dos fãs de futebol qual a camisa mais bonita entre as que foram campeãs do mundo com a Seleção Brasileira.
Na eleição em questão, a camisa utilizada por craques como Bebeto, Romário, Branco, Raí e Leonardo, na Copa dos Estados Unidos, em 1994, foi eleita como a mais bela.
Fecham o pódio a camisa azul, que foi usada na Copa da Suécia, em 1958, e em 3ª lugar, o uniforme do último título, na Coréia e no Japão, em 2002.
A camisa atual da Seleção Brasileira
Em ritmo final de preparação para a Copa do Mundo, no Catar, a partir do dia 22 de novembro, a Seleção Brasileira conheceu os seus 2 uniformes oficiais no início do mês de agosto.
O 1º uniforme traz a tradicional camisa amarela com punhos e gola em azul e verde. Denominado como “Garra Brasileira”, o manto ainda conta com um botão azul logo abaixo da gola.
O 2º padrão, predominantemente na cor azul, recebeu um tratamento com maior riqueza de detalhes. Além da coloração, a camisa tem nas mangas detalhes que lembram a pelagem de uma onça pintada em tons de verde e preto. camisa da seleção brasileira