Futebol

Brasil x Argentina: A história por trás do clássico

O Superclássico das Américas tem muita história envolvida, com decisão de títulos, jogos inesquecíveis e outros fatores que ampliam a […]

Calendário das Eliminatórias da Copa do Mundo: Messi e Neymar em dividida, durante superclássico das Américas

BELO HORIZONTE, BRAZIL - NOVEMBER 10: Neymar #10 of Brazil and Messi #10 of Argentina battle for the ball during a match between Brazil and Argentina as part 2018 FIFA World Cup Russia Qualifier at Mineirao stadium on November 10, 2016 in Belo Horizonte, Brazil. (Photo by Pedro Vilela/Getty Images)

O Superclássico das Américas tem muita história envolvida, com decisão de títulos, jogos inesquecíveis e outros fatores que ampliam a rivalidade entre a Canarinho e a Albiceleste

Brasil x Argentina, o maior clássico entre as seleções no futebol mundial. Dois países de grande influência no esporte, que juntas somam 7 taças de Copa do Mundo e possuem uma rivalidade enorme. Qualquer duelo entre os 2, por menos que valha, sairá faísca dentro de campo.

No mundo do futebol, Brasil e Argentina arrastam multidões por onde passam. São grandes escolas do esporte e possuem torcidas apaixonadas em vários lugares do planeta. Além disso, vários dos maiores craques da história estiveram envolvidos nesta rivalidade mais que centenária.

O Superclássico das Américas – como também é chamado o duelo Brasil x Argentina – tem histórico bastante equilibrado. Além de algumas divergências na contagem de jogos, há confrontos marcantes na história em competições da Fifa e Conmebol, e grandes atuações de craques. Confira. 

Histórico do confronto Brasil x Argentina 

Ao todo, são 107 anos de história – a partir da criação oficial da Seleção Brasileira, em 1914. O primeiro jogo teve vitória dos hermanos, por 3 a 0, num amistoso em Buenos Aires.

Imagem do primeiro jogo entre Brasil e Argentina, com jogadores posando para a tradicional foto pré-jogo

As maiores goleadas aconteceram também há muito tempo. Em 1940, a Argentina goleou o Brasil por 6 a 1 em Buenos Aires, pela Copa Roca. A Canarinho deu o troco em 1945, também pela extinta Copa Roca, ao vencer por 6 a 2, no Rio de Janeiro.

Quantos jogos aconteceram entre Brasil x Argentina 

De acordo com a Fifa, são 108 jogos, com 42 vitórias do Brasil, 26 empates e 40 vitórias da Argentina. São 165 gols marcados pelos brasileiros e 158 pelos argentinos. Além disso, curiosamente, os dados da CBF e da AFA sobre o duelo divergem da Fifa e também entre si.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, são 107 partidas, com 43 triunfos da Canarinho, 39 da Albiceleste e 25 empates. Já a Associação de Futebol Argentina também computa os mesmos 107 jogos. Todavia, para ela, são 42 vitórias dos Hermanos, 40 do Brasil e 25 empates.

A diferença se dá por jogos que são considerados por uma confederação e por outra não. No caso da CBF, são 4 que não entram na conta dela, apenas da AFA: amistosos em 1908 e 1912, quando a Seleção Brasileira ainda não teria sido formada oficialmente, além de dois duelos em Jogos Olímpicos, em 1988 e 2008.

No caso da AFA, esses jogos entram na conta, mas outros 4 que valem para a CBF, não valem para ela. São eles de 1922 (Copa Roca), 1923 (Taça da Fraternidade), e dois amistosos em 1968. Os argumentos são de que a Argentina disputou essas partidas sem sua seleção principal, e sim com um combinado regional.

Maiores artilheiros de Brasil x Argentina 

Entre vários craques que puderam disputar o Superclássico entre Brasil x Argentina, o maior de todos lidera a artilharia. Pelé marcou 8 gols em cima da Albiceleste na história do clássico. Com isso, é o artilheiro isolado do confronto.

cena histórica de pelé comemorando gol, com o braço erguido no ar e sendo levantado por companheiro de time

Na segunda posição, vem Emílio Baldonedo, que marcou  6 gols pelos Hermanos. Na 3ª colocação, com 5 tentos marcados, 3 jogadores dividem o posto. Norberto Méndez, Ronaldo Fenômeno e Lionel Messi. O craque do PSG, inclusive, é o único em atividade dentre os que estão no topo do ranking. No 4º lugar, vem Rivaldo, com 4 gols.

Confrontos históricos de Brasil x Argentina

O Superclássico das Américas traz também vários duelos decisivos, que renderam títulos ou classificações históricas. Seja para o Brasil, seja para a Argentina. Ao todo, foram 5 finais disputadas, com vantagem brasileira. Além de 3 títulos em cima dos Hermanos, enquanto que eles ganharam 2 em cima do Brasil.

Foram 4 finais pela Copa América. Em 1937, a Albiceleste saiu vencedora por 2 a 0, em Buenos Aires. O reencontro só veio acontecer de novo em 2004, em Lima, no Peru. Empate em 2 a 2 no tempo normal e vitória da Canarinho nos pênaltis por 4 a 2. Logo mais lembraremos desse jogo.

Em 2007, nova final de Copa América e mais uma vez o Brasil triunfou. 3 a 0 em Maracaibo, na Venezuela. O reencontro aconteceu novamente em 2021, com a Argentina campeã em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro.

Porém, o desempate vem justamente da única competição fora do escopo das Américas. A Copa das Confederações de 2005, vencida pelo Brasil ao golear os Hermanos por 4 a 1 em Munique, na Alemanha.

 Quantas vezes Brasil x Argentina se enfrentaram em Copa do Mundo 

Um duelo tão histórico, com certeza, merecia ter seus duelos na maior competição do futebol. Ao todo, Brasil e Argentina se enfrentaram 4 vezes na Copa do Mundo. Mas o clássico não se repete no Mundial há 32 anos. As partidas aconteceram nas copas de 1974, 1978, 1982 e 1990.

Em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha, vitória do Brasil em Hannover por 2 a 1. Em 1978, no Mundial da Argentina, empate em 0 a 0 na cidade de Rosário. Em 1982, na Espanha, outro triunfo brasileiro, agora por 3 a 1, em Barcelona. Em 1990, revanche dos Hermanos, vitória por 1 a 0 em Turim, na Itália.

Relembre os maiores jogos entre Brasil x Argentina

Copa do Mundo de 1982: Brasil 3 x 1 Argentina

O duelo foi válido pela 2ª  fase da Copa do Mundo. Ali, o Brasil venceu por 3 a 1 com gols de Zico, Serginho Chulapa e Júnior. A Argentina foi eliminada com essa derrota e a Canarinho viria a cair com a derrota para a Itália, no jogo seguinte.

Brasil x Argentina na Copa do Mundo de 1982

Copa do Mundo de 1990: Brasil 0 x 1 Argentina

A derrota mais dolorosa para os brasileiros no Superclássico. O 1 a 0 para os Hermanos nas oitavas de final da Copa de 1990 foi difícil de aceitar. Além disso, houve o episódio da “água batizada” dos argentinos para os atletas do Brasil, que teriam passado mal durante o jogo. Mais uma das várias histórias que permeiam essa rivalidade.

Copa América de 2021: Brasil 0 x 1 Argentina 

Outro triunfo da Albiceleste, recente, em 2021. Na final da Copa América do Brasil, em pleno Maracanã, a Argentina encerrou um jejum de 28 anos sem taças. Além disso, foi o primeiro título oficial do craque Lionel Messi pela sua seleção.

Messi segurando e beijando a taça da Copa América de 2021

Copa América de 2004: Brasil (4) 2 x 2 (2) Argentina

Uma competição onde o Brasil não estava com seus principais jogadores e a Argentina era ampla favorita para o título. De qualquer forma, a Canarinho mostrou sua raça e conquistou a vitória nos pênaltis.

Mas o jogo só chegou até ali por conta de um gol antológico do Imperador Adriano. Ele mandou uma bomba de pé esquerda da entrada da área e empatou o jogo em 2 a 2, já no fim do 2º tempo. No fim, Brasil campeão. 

 Copa das Confederações de 2005: Brasil 4 x 1 Argentina

Um jogo que é considerado uma das maiores apresentações da Seleção Brasileira. Um verdadeiro passeio em cima dos Hermanos. Goleada com golaços e grandes atuações de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Kaká e tantos outros. 

Um time que envolveu e foi campeão daquele torneio com muita moral. Não tinha contestação. E a superioridade daquela equipe brasileira foi posta em campo naquela goleada memorável.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo