Veja quais são as maiores torcidas do Brasil após última pesquisa divulgada
Quais são as maiores torcidas do Brasil? No País do Futebol, a rivalidade entre os maiores clubes é tão grande que extrapola o campo e vai até as arquibancadas. Recentemente, pesquisa CNN Esportes/Rádio Itatiaia/Quaest divulgou o que seria o maior levantamento já feito com torcidas no Brasil.
As três maiores torcidas do Brasil, pela ordem, foram Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Foram ouvidas 6.507 pessoas de forma presencial de 325 cidades brasileiras. As pessoas que responderam o questionário eram maiores de 16 anos e se declararam amantes do futebol.
Uma a cada quatro pessoas no Brasil torce pelo Flamengo
Como costuma acontecer nos levantamentos sobre as maiores torcidas do Brasil, o Flamengo apareceu na frente mais uma vez. Mas um dado chama atenção: segundo a pesquisa, o Rubro-Negro carioca tem 24% da preferência dos brasileiros.
Ou seja, a cada quatro pessoas que gostam de futebol no país, uma torce pelo Flamengo. Outro dado importante trazido pelo levantamento que é favorável ao Urubu é que o clube é apontado como o “segundo time” da maioria dos torcedores moradores das regiões Norte e Nordeste.
MAL DEU TEMPO DE SUBIR O TERCEIRO DELE JÁ SAIU MAIS UM!!! QUAAAATROOOO DE PEDRO, OITOOOO DO FLAMENGOOO! #FLAxMAR #VAMOSFLAMENGO pic.twitter.com/JLQZtJqzOf
— Flamengo (@Flamengo) April 27, 2023
Corinthians é o vice-líder com folga entre as maiores torcidas do Brasil
Maior torcida do estado de São Paulo, o Corinthians aparece em uma posição confortável no levantamento. Os adeptos do Timão não chegam a ameaçar o Flamengo, mas também estão bem à frente do terceiro lugar.
O Corinthians foi citado por 18% dos entrevistados. Curiosamente, o número é mais do que a soma dos maiores rivais no estado, Palmeiras e São Paulo, que juntos têm 17% da torcida do Brasil.
Assim como o Flamengo, a posição do Corinthians parece consolidada nos últimos levantamentos sobre as maiores torcidas do Brasil.
Palmeiras ou São Paulo? A briga pelo 3º lugar
A recente pesquisa trouxe um dado curioso: a disputa pelo terceiro lugar entre as maiores torcidas do Brasil é acirrada e tem uma mudança de posicionamento.
A torcida do Palmeiras apareceu à frente do São Paulo, que costumava ficar à frente do rival nos levantamentos.
Segundo o “maior raio-x do torcedor brasileiro”, o Palmeiras tem 9%, contra 8% do São Paulo. Em levantamentos anteriores, os dois times disputavam o terceiro lugar, mas com os tricolores um pouco à frente dos rivais.
A mudança de posição aconteceu por um duplo movimento: leve queda da torcida do Palmeiras e crescimento acentuado da torcida do Palmeiras. E a explicação para isso pode ser a fase diferente dos times em campo nos últimos anos.
Nos últimos cinco anos, o Palmeiras foi campeão da Libertadores em 2020 e 2021, campeão brasileiro no ano passado, da Copa do Brasil em 2020 e paulista em 2022 e 2023. Nesse mesmo período, o São Paulo só foi campeão paulista, em 2021.
Galo e Raposa: o empate mineiro no 5º lugar
Se o 3º é bastante equilibrado, a disputa pelo 5º lugar está rigorosamente empatada. Coincidentemente, os dois times que dividem a posição são os dois grandes times de Minas Gerais: Atlético e Cruzeiro.
Segundo o levantamento, cada um apareceu com 5% da torcida brasileira. Neste caso, o empate não foge à regra dos últimos levantamentos. Ao longo dos anos, as duas torcidas se revezaram na disputa para saber quem é a maior do estado.
Mas dificilmente a diferença entre uma torcida e outra fica fora da margem de erro, o que significa um equilíbrio histórico. No caso desta pesquisa, a margem de erro foi de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos.
Vasco fecha o top 7, mas cai de posição
Outra novidade da pesquisa foi a queda do Vasco entre as maiores torcidas do Brasil. Os alvinegros continuam sendo uma das principais do país, mas agora na 7ª posição. Historicamente, os vascaínos apareciam no 5º lugar, à frente de Atlético-MG e Cruzeiro. Desta vez, o Vasco ficou com 4%.
A queda dos vascaínos pode estar relacionada à instabilidade do time dentro de campo. Nos últimos 15 anos, o Vasco sofreu quatro rebaixamentos para a Série B do Campeonato Brasileiro, nos anos de 2008, 2013, 2015 e 2020.
Os títulos também minguaram. O Vasco foi campeão brasileiro pela última vez no ano de 2000. A taça da Copa do Brasil foi levantada pela última vez em 2011. Nos últimos dez anos, foi campeão carioca duas vezes, em 2015 e 2016.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje