São Januário não recebe torcedores desde 22 de junho
Quase três meses depois, o Vasco da Gama vai poder voltar a receber torcedores no estádio de São Januário. A liberação veio no início da tarde desta quarta-feira (13), com a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Cruzmaltino e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).
Na manhã desta quarta-feira (13/09), o Vasco da Gama e o Ministério Público Estado do Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que possibilitará a liberação do Estádio de São Januário para os jogos com público. O acordo será encaminhado para homologação pela… pic.twitter.com/BhlZABhl1w
— Vasco da Gama (@VascodaGama) September 13, 2023
A volta do público ao São Januário
O estádio não recebe torcedores desde 22 de junho, quando o Vasco perdeu para o Goiás e viu cenas de confronto entre torcedores e policiais. Assim, o clube fez alguns jogos de portões fechados e também mandou partidas no Maracanã e no Nilton Santos.
No documento, o Vasco assume o compromisso de implantar novas medidas de segurança no estádio. Entre essas novidades, o clube afirmou que São Januário será o primeiro estádio carioca com sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, e um processo que será instalado por fases. Também está prevista a implantação de uma rede de câmeras de alta definição.
O acordo entre Vasco e MP para a liberação de São Januário aconteceu no gabinete da Procuradoria-Geral do MP-RJ, na capital, com a presença de nomes como o prefeito da cidade, Eduardo Paes. O acordo será homologado e enviado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, extinguindo o processo movido pelo Ministério Público que acarretou no veto ao público. Assim, a expectativa é que o Vasco já possa receber os torcedores no próximo dia 21, contra o Coritiba.
Leia a íntegra da nota do Vasco
Na manhã desta quarta-feira (13/09), o Vasco da Gama e o Ministério Público Estado do Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que possibilitará a liberação do Estádio de São Januário para os jogos com público. O acordo será encaminhado para homologação pela Justiça Estadual. A expectativa é que o processo seja concluído nos próximos dias, viabilizando a realização da partida contra o Coritiba na casa de todos os cruzmaltinos.
São Januário passará por melhorias na operação de jogos e segurança para se tornar o estádio no Rio de Janeiro pioneiro a possuir um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será implantado por fases. A celebração do TAC vem para confirmar a raiz pioneira do Vasco da Gama, que buscou desde o início, em sua proposta de acordo com o MP-RJ, apresentar soluções que contribuíssem para a melhora coletiva da experiência do torcedor em dia de jogo, com as responsabilidades sendo divididas entre o clube e os órgãos públicos envolvidos organização de partidas de futebol, deixando assim um legado para o futebol carioca.
O acordo prevê a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de captação de imagens com nitidez, inclusive em ambientes com baixa luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio.
O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, à toda a equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos pelo trabalho incansável que levou celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, como também para toda a sociedade.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje