Evento acontece na cidade de Gangwon, na Coreia do Sul
Falta quase 1 ano para Gangwon-2024. mas o Brasil já garantiu a 1ª medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Nesta terça-feira (4), o COI anunciou o modelo vencedor no concurso para as medalhas da disputa na Coreia do Sul, e o design vencedor foi criado pelo brasileiro Dante Akira Uwai, de 27 anos.
A medalha dos Jogos Olímpicos da Juventude
Segundo o COI, foram mais de 3.000 modelos inscritos no concurso que definiu os desenhos das medalhas que serão entregues aos melhores jovens atletas dos esportes de inverno no próximo ano. A medalha dos Jogos Olímpicos da Juventude se chama “A Sparkling Future”, que significa um futuro cintilante.
A medalha é, segundo o COI, uma interpretação geométrica do lema dos Jogos: “cresça junto, brilhe para sempre”. O design das medalhas dos Jogos Olímpicos trazem linhas verticais, representando o crescimento, enquanto os atletas são representados por cortes com mudanças de textura nessas linhas.
O Comitê também detalhou mais alguns significados implícitos na medalha: “A variedade de formas retrata a diversidade e como todos podemos contribuir para a paz e a coexistência de diferentes formas. Os acabamentos polidos criam pequenas faíscas de luz, simbolizando o desejo de nos superarmos e fazer mudanças positivas no mundo”.
As disputas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontecem em Gangwon entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024. Esta será a 4ª edição dos Jogos, que já passaram por Áustria, Noruega e Suíça.
We have a winner! 🤩🥇
‘A Sparkling Future,’ created by Brazilian Dante Akira Uwai, is the winning entry of our #Gangwon2024 medal design competition.
The final medals, based on Dante’s design, will be awarded to athletes at the Winter Youth Olympic Games, to be held in… pic.twitter.com/KoK1VTOaq3
— The Olympic Games (@Olympics) April 4, 2023
O concurso para a medalha dos Jogos Olímpicos
O brasileiro falou sobre o seu design. “Eu não queria que a medalha fosse uma imagem de uma pintura, algo só para ser olhado. Eu queria que ela fosse tratada como uma escultura. Algo que pudesse ser pega, vista de diferentes ângulos e sentida em sua textura. Eu acho que a medalha tem muito disso, o que é importante para mim”.
Além disso, Dante Akira Uwai também comemorou a vitória no concurso. “Ganhar um reconhecimento como esse, sobre 3.000 inscrições, é muito importante para mim e eu vou levar isso comigo para o resto da minha vida. No Brasil, há um ditado: ‘O que diferencia um artista das outras pessoas, não é o talento, mas a necessidade de criar’. Isso é algo que acontece comigo”.
O COI também divulgou os designs que ficaram em 2º e 3º no concurso que definiu a medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (imagens abaixo). Em 2º, a colombiana Luisa Valencia Gomez criou o modelo “The Road to Victory”, o caminho para a vitória. Fechando o pódio, o mexicano Carlos Alejandro Castañeda Arenas criou “Land of Dreams”, terra dos sonhos.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje