A entidade máxima do futebol estuda uma mudança importante nas regras da Copa do Mundo, no Catar, em 2022. Por conta da Covid-19, a Fifa pode autorizar o aumento no número de jogadores na lista final de convocados de 23 para 26 atletas.
A decisão será avaliada pelo corpo técnico da Fifa e também em congresso internacional da entidade, que será realizado no final de março, antes do sorteio da Copa – marcado para 1º de abril.
Uma questão importante a ser definida seria a quantidade de jogadores que ficariam relacionados por partida. Atualmente, os 23 jogadores convocados ficam relacionados para as partidas. Dessa forma, o treinador poderia escolher três jogadores para não sentar no banco de reservas a cada partida do Mundial.
Outra possibilidade é que a dinâmica siga a mesma. Assim, todos os 26 jogadores na lista final ficariam disponíveis para os treinadores ao longo da Copa do Mundo.
Seleção brasileira
Ciente da possibilidade de mudança, o técnico Tite fez a última convocação da Seleção Brasileira para as eliminatórias e já prepara a próxima contendo 26 jogadores. Assim, o treinador poderia ganhar três opções a mais, especialmente em posições em que não há um grupo fechado, como o meio-campo e as laterais, principal incógnita da Canarinha ao longo do ciclo de preparação para 2022.