A partir desta temporada, a Série C terá uma nova fórmula de disputa. Em reunião entre a CBF e os 20 representantes que disputam a competição na tarde desta sexta-feira, ficou definida em votação por 11 x 9 que a primeira fase será disputada em turno único pelas equipes, no formato de pontos corridos, ao invés de dois grupos de 10 times, como antes era determinado. A informação foi confirmada e divulgada pelo vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior.
Agora, depois das 19 rodadas, os oito primeiros colocados se classificam, subdividindo-se em dois quadrangulares. Os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta e os dois melhores times de cada quadrangular garantem o acesso, enquanto os quatro últimos da primeira fase serão rebaixados para a Série D.
O debate quanto à mudança de fórmula foi bastante acirrado. Na votação, 12 clubes se mostraram a favor das 19 rodadas na primeira fase, mas oito deles, todos do Nordeste, foram contra a mudança, uma vez que entendiam ser melhor manter a fórmula de disputa da primeira fase da Série C dos últimos anos. Apenas o Confiança votou favoravelmente à proposta vencedora.