Série A

O que esperar do Brasileirão 2023? Maiores candidatos ao título, desempenho das equipes e possíveis rebaixados

Saiba quais serão as principais disputas e concorrentes no Brasileirão 2023 O que esperar do Brasileirão 2023? Sempre que começa […]

O que esperar do Brasileirão 2023? Maiores candidatos ao título, desempenho das equipes e possíveis rebaixados

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Saiba quais serão as principais disputas e concorrentes no Brasileirão 2023

O que esperar do Brasileirão 2023? Sempre que começa um Campeonato Brasileiro, os torcedores especulam quem seriam os times que devem brigar pelo título, quais as equipes que vão lutar contra o rebaixamento e quem vai ficar no pelotão intermediário.

Essas previsões nem sempre dão certo. Aliás, é comum haver erros. Porque sempre há um favorito que não consegue encaixar o time, ou uma equipe que surpreende pelo bom futebol apresentado.

Mas as previsões fazem parte do guia do torcedor em início de campeonato. E algumas vezes, elas parecem bem visíveis. Se vão dar certo ou não, é preciso esperar as 38 rodadas do Brasileirão 2023.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os favoritos no Brasileirão 2023

Antes de começar o Brasileiro, Flamengo, Palmeiras e Fluminense eram os três times apontados como maiores candidatos ao título. Com o início do campeonato, o time carioca ficou um pouco atrás nas apostas dos torcedores. Mas o trio continua sendo favorito.

Paula Reia/Flamengo

Atual campeão, o Palmeiras é visto como grande favorito. O time tem um grande potencial financeiro e um time organizado, com padrão de jogo definido. Mesmo com dificuldade, foi campeão paulista este ano, na final contra o Água Santa.

O Flamengo começou o campeonato sendo apontado como o único time que poderia tirar a taça do Palmeiras. Mas o time carioca passa por um momento turbulento e perdeu dois dos três primeiros jogos no Brasileirão 2023. A este momento, seu favoritismo começa a ser questionado. Mas é consenso que o Urubu tem time para dar a volta por cima.

Já o Fluminense, que no começo já era lembrado como favorito, agora é ainda mais. O Tricolor ganhou o Campeonato Carioca e é o único time na Libertadores que continua com 100% de aproveitamento após as três primeiras rodadas.

O técnico do Fluminense, Fernando Diniz, é considerado um dos melhores do país no momento. Tanto que ele é cotado para assumir a Seleção Brasileira. Por fim, o time carioca tem o atacante Cano, que continua em grande fase no clube.

Divulgação/Libertadores

Atlético-MG, Internacional e São Paulo correm por fora

Abaixo dos três times que são favoritos ao título, estão três que também são apontados como candidatos a levantar a taça, mas com menos chances. Atlético-MG, Internacional e São Paulo possuem elencos fortes, estrutura e torcida grandes.

A diferença é que os pontos fracos dos seus times são mais evidentes. Se eles conseguirem fazer pequenos ajustes nos elencos, poderão ser colocados no patamar de cima na luta pelo título.

Surpresas? Fortaleza e Botafogo-RJ podem ir longe

Fortaleza e Botafogo-RJ não são colocados como candidatos ao título. Mas podem fazer campanhas sólidas e chegar mais longe do que se imagina.

Antes do início do Brasileirão 2023, o Botafogo-RJ era colocado na lista das equipes que poderiam brigar contra o rebaixamento. Mas depois de três rodadas, a equipe carioca lidera a competição com 100% de aproveitamento.

Para muita gente, o Botafogo-RJ não vai conseguir se manter na liderança com o decorrer do campeonato. Mas o bom futebol do time e os resultados em campo até o momento credenciam o Fogão a sonhar em ir mais longe.

O Fortaleza é candidato a ficar com uma vaga na Libertadores. O clube vem de um processo bem-sucedido de reestruturação e o futebol sentiu positivamente o efeito da mudança.

Em 2021, o Fortaleza terminou o Brasileirão em 4º lugar e foi direto para a fase de grupos da Libertadores. No ano passado, ficou em 8º e conseguiu vaga para a pré-Libertadores. Este ano, a expectativa é que fique mais uma vez entre os 8 melhores.

Athletico Paranaense, Grêmio e Corinthians: Libertadores ou Sul-Americana?

Três times lutam diretamente por uma das vagas da Libertadores ou da pré-libertadores através do Brasileirão 2023: Athletico Paranaense, Grêmio e Corinthians. Destes, quem por enquanto vem desapontando é o Timão.

Após as três primeiras rodadas, o Corinthians foi bater na zona de rebaixamento. Afinal, empatou um jogo e perdeu dois. Mas o time é forte e em condições de se recuperar e até engatar uma sequência de vitórias.

O Athletico Paranaense é uma equipe que tem lutado pela Libertadores com frequência nos últimos anos. O clube tem lugar cativo entre os candidatos a ficar na primeira metade da classificação final.

O Grêmio teve um início de temporada promissor com a chegada do atacante Luis Suárez. Por enquanto, não vem mostrando um futebol capaz de ser apontado como favorito ao título, mas deve brigar para ficar entre os primeiros.

Cruzeiro, Vasco, Santos e Bragantino: devem ficar no meio da tabela 

Quatro times despontam como candidatos àquele grupo de times que não serão rebaixados, mas dificilmente conseguirão algo a mais do que isso. É possível que algum deles consiga uma vaga na Sul-Americana.

Dos quatro, curiosamente, o que tem a situação mais tranquila é o Bragantino. Afinal, é um time sem grande torcida, o que significa ficar livre de pressão. Ao mesmo tempo, tem investimento suficiente para livrar o time de problemas causados por falta de dinheiro.

O Vasco era cotado a brigar contra o rebaixamento, entretanto, o início de Brasileirão 2023 do time carioca foi promissor. A situação do Cruzeiro é parecida. O clube mineiro começou a viver uma crise fora de campo, que se imaginava que seria refletida no Brasileirão 2023. Até o momento, isso não aconteceu.

Bahia, Goiás, Cuiabá, Coritiba, América-MG: cuidado com o rebaixamento

Cinco times começaram o Brasileirão 2023 como candidatos ao rebaixamento e, até o momento, continuam pressionados: Bahia, Goiás, Cuiabá, Coritiba, América-MG.

Deste grupo, a situação mais difícil até o momento é a do América-MG. O Coelho perdeu os três primeiros jogos. Para um time que começou a competição lutando contra a queda, essa é uma largada preocupante.

O Bahia começou muito mal o Brasileirão 2023, perdendo os dois primeiros jogos, mas venceu o Vasco fora de casa na terceira rodada. O resultado fez o time respirar na classificação. Coritiba e Cuiabá, com um ponto em três jogos, também estão em situação difícil.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

COMPARTILHE

Bombando em Série A

1

Série A

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

2

Série A

Flamengo se despede de Rodrigo Caio e Filipe Luís, que deixarão o clube

3

Série A

Palmeiras apresenta proposta oficial por Bruno Henrique, em fim de contrato com o Flamengo

4

Série A

São Paulo: Rafinha confirma renovação para 2024

5

Série A

Palmeiras encaminha acerto com Aníbal Moreno, volante do Racing