Da lanterna à Liberta. Em campanha inédita, o Fortaleza se impôs na Vila Belmiro, venceu o Santos por 2 a 0 e garantiu participação na Copa Libertadores de 2023. O Leão fez grande jogo e resolveu no segundo tempo.
Os gols do confronto foram marcados por Thiago Galhardo e Moisés. O triunfo levou a equipe cearense aos 55 pontos, na oitava colocação da tabela.
Como o Fortaleza encerra a Série A?
Os três pontos conquistados na Vila Belmiro levaram o Leão aos 55 pontos. Com o triunfo, os cearenses pegaram o elevador e terminaram a competição na 8ª colocação, garantido na Libertadores.
O Fortaleza deixou América-MG, Botafogo e São Paulo para trás e vai disputar a competição continental pela segunda vez em sua história.
O jogo – Santos x Fortaleza
Diante de um Santos que apenas cumpria tabela, o Fortaleza provou, desde os minutos iniciais, que era quem precisava do resultado. Em 15 minutos, a equipe cearense já havia chegado com perigo em três oportunidades.
Do outro lado, os três volantes do Alvinegro pareciam não se encontrar dentro do esquema de Orlando Ribeiro. O trio formado por Rodrigo Fernández, Camacho e Sandry mostrou dificuldades de frear o ímpeto do Fortaleza.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Santos estava mais ligado. Mas foi justamente com a melhora do mandante que a equipe cearense encontrou o caminho do gol. Aos 20, Galhardo recebeu cruzamento vindo da direita e testou firme para balançar as redes.
Atrás do placar, o Alvinegro saiu para o jogo. Se arriscou. E deixou espaços. Foi quando Moisés e Silvio Romero entraram em ação.
Saindo do banco, a dupla foi determinante para sacramentar a vitória na Vila. Moisés recebeu grande passe de Silvio Romero, tirou do goleiro e balançou as redes.
Sendo assim, 2 a 0 para o Leão, que vai, pela segunda vez consecutiva, ter a chance de disputar uma Copa Libertadores.