Série A

Brasileirão Série A: Times e estatísticas

Confira as principais estatísticas das equipes que disputam o Brasileirão Série A A bola já está rolando no Brasileirão Série […]

Placa com a frase "Brasileirão Assaí 2022" em frente a totem com a bola do campeonato e, ao fundo, arco da competição, indicando o duelo entre Athletico-PR e América-MG na Arena da Baixada.

Confira as principais estatísticas das equipes que disputam o Brasileirão Série A

A bola já está rolando no Brasileirão Série A e aqui você vai poder acompanhar as principais informações e estatísticas dos times. Todos os detalhes das 20 equipes que disputam a Primeira Divisão e estão na briga pelo título, por vagas nas competições internacionais ou contra o rebaixamento.

América-MG quer surpreender outra vez

A maior zebra do Campeonato Brasileiro do ano passado foi o América-MG. Cotado como candidato ao rebaixamento, a equipe mineira acabou a competição em um surpreendente 8º lugar.

A excelente campanha, a melhor do clube na história da competição, garantiu ao Coelho uma vaga na Copa Libertadores da América. Para a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, a luta continua sendo evitar a queda à Série B. Desta vez, porém, é bom não menosprezar o time mineiro.

Mais do que tentar repetir o feito do ano passado, o principal objetivo do América-MG é tentar se firmar como um time de Série A. Para isso, é fundamental evitar a queda no segundo ano na elite do futebol brasileiro.

Entretanto não será fácil. O Coelho precisa dividir as atenções com a Libertadores. Com um elenco enxuto, em algum momento poderá ter que abrir mão de sua formação ideal no Brasileiro.

Athletico-PR aposta em elenco reforçado para o Brasileirão Série A

O Athletico-PR não guarda boas lembranças do Campeonato Brasileiro do ano passado. O 14º lugar na competição nacional contrasta com um momento mágico vivido no mesmo ano, que foi o título da Sul-Americana. Para o Brasileirão deste ano, a meta da equipe rubro-negra é acabar com as oscilações.

O técnico Alberto Valentim ganhou uma série de reforços para montar o time. Nomes como os zagueiros Dedé e Matheus Felipe, o volante Matheus Fernandes, o meia Marlos e os atacantes Tomás Cuello e Canobbio foram trazidos para tentar qualificar o time.

O Furacão tem sido presença constante na Série A do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. E dificilmente correrá risco de ser rebaixado para a Segundona, mas também não é apontado como possível candidato ao título. O Athletico levantou a taça do Campeonato Brasileiro uma vez, em 2001.

Mesmo reformulado, Atlético-GO quer ir longe

O Atlético-GO começa o Brasileirão Série A com uma reformulação grande no elenco. Do time que surpreendeu ao terminar o campeonato do ano passado no 9º lugar, sobraram poucos atletas. Ao todo, 29 jogadores deixaram o clube.

Dos atletas contratados este ano, um deles se transformou na grande aposta do Atlético-GO. O atacante Shaylson vem sendo decisivo no início da temporada pelo faro de gol. Quem também vem se destacando na equipe é o goleiro Luan Polli, ex-Sport, que havia sido contratado para ser reserva, mas após as saídas de Fernando Miguel e Maurício Kozlinski, Polli virou titular e não decepcionou.

A equipe é comandada pelo técnico Umberto Louzer e deve brigar pela permanência na Série A. O discurso do time, entretanto, é de que o objetivo neste Campeonato Brasileiro é repetir a boa campanha do ano passado, ficando na primeira metade da classificação, ou seja, entre os 10 primeiros.

Atlético-MG de Hulk tenta bi inédito

Atual campeão, o Atlético-MG tem grande chance de conquistar o bicampeonato em 2022. A equipe quebrou um jejum de 50 anos no ano passado, após levantar a taça no Brasileirão com uma campanha praticamente impecável. O último título nacional do Galo havia sido em 1971.

O astro do Atlético-MG continua sendo o atacante Hulk. O jogador foi o artilheiro e um dos craques do Campeonato Brasileiro do ano passado. Talvez o grande responsável, dentro de campo, para assegurar a taça ao Galo. Por outro lado, o técnico Cuca pediu para deixar o clube no fim do ano passado, alegando problemas particulares, e foi substituído pelo argentino Antonio “Turco” Mohamed.

Condições para fazer um bom trabalho, Antonio Mohamed terá. O Atlético-MG terá, este ano, uma receita bruta estimada em mais de R$ 800 milhões. O Galo colhe os frutos de um grande investimento que recebe desde o fim de 2020, em um trabalho liderado por empresários mineiros.

Avaí tenta acabar com gangorra entre Série A e Segundona

O objetivo do Avaí no Brasileirão Série A de 2022 é se manter na Primeira Divisão. Parece uma meta pequena, mas o time catarinense tem vivido nos últimos anos uma gangorra com idas e vindas para as Séries A e B. Portanto, antes de pensar em uma colocação mais à frente, terminar o Brasileirão fora da zona de rebaixamento é fundamental.

Em 2016 o Avaí estava na Série B, mas conseguiu o acesso para a Série A. De volta à elite em 2017, foi rebaixado. Em 2018, voltou a conseguir o acesso. Na Série A de 2019, o time catarinense caiu outra vez. Depois de 2 participações na Segundona, em 2020 e 2021, o Leão subiu para a Série A novamente, após boa campanha no ano passado.

O Avaí já teve sua primeira troca de técnico na temporada. Claudinei Oliveira foi substituído por Eduardo Barroca após um começo ruim de temporada do Leão da Ilha. A equipe melhorou, mas o desempenho ainda não agrada à torcida. Motivo de preocupação para quem vem de um histórico de rebaixamento imediato à Série B quando volta a disputar a Primeira Divisão.

Botafogo abriu o cofre, mas não promete título

O Botafogo chega neste Brasileirão com a moral de cabeça erguida, após ter saído da Série B como campeão. Mas não é só isso. O clube gastou mais de R$ 50 milhões com contratações para a temporada. O Alvinegro reforçou o seu elenco e foi um dos clubes que mais movimentou o mercado.

A força financeira do Botafogo pode ser explicada por uma mudança que aconteceu no clube fora de campo: a compra de 90% da SAF por John Textor. Com um investimento tão alto, o Alvinegro espera ficar longe da briga contra o rebaixamento.

O Botafogo contratou o técnico português Luís Castro, conhecido por conseguir fazer bons trabalhos com as bases dos clubes onde passa. E a meta do Glorioso é justamente fortalecer o clube pensando em um trabalho de recuperação a longo prazo.

John Textor tem dito que a conquista de títulos não será prioridade no momento. A meta, antes de mais nada, é equilibrar o clube. Se as conquistas vierem, melhor ainda.

Com Dorival Jr, Ceará acredita em recuperação na temporada

Apesar do início de temporada ruim, a expectativa do Ceará para o Campeonato Brasileiro é alta. O time alvinegro quer ir além do que foi no Brasileirão do ano passado, quando terminou a competição em 11º lugar. Para isso, o clube aposta no técnico Dorival Jr, contratado para substituir Tiago Nunes, após as eliminações no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste.

Além do técnico Dorival Jr, o Ceará contratou nomes como o lateral direito Nino Paraíba, o volante Rodrigo Lindoso e os atacantes Iury Castilho, Zé Roberto e Matheus Peixoto. Por outro lado, deixaram o clube o zagueiro Klaus, o volante Pedro Naresi e os atacantes João Castro e André Magno.

Nesta temporada, mais do que nunca, o Ceará precisa esquecer a sombra do seu rival estadual, o Fortaleza, que vive grande fase nacionalmente. Evitar as comparações com o Tricolor cearense pode até não ser uma estratégia anunciada pelos dirigentes, mas deve ser um caminho natural.

Tradição do Corinthians não deve ser ignorada

Na hora de apontar, antes do início do Brasileirão Série A, os times favoritos ao título, muitos torcedores podem ter esquecido o Corinthians. Outros devem ter colocado a equipe paulista no segundo pelotão. O motivo para essa desconfiança é a instabilidade mostrada pelo Timão no início da temporada.

Mas é bom não desmerecer ou ignorar o Corinthians. A equipe é 7 vezes campeã nacional. O 1º título demorou, só veio em 1990. Mas depois vieram outras conquistas em 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017. O bom retrospecto nos últimos 30 anos faz com que seja impossível desconsiderar o Timão entre os candidatos ao título.

Não se questiona também a qualidade do elenco. Resta saber se esse time vai dar liga, ponto fraco da equipe no ano passado. No Brasileirão de 2021, o Timão começou mal e só passou a jogar melhor da metade para o fim da competição. Acabou em 5º lugar, suficiente para chegar à fase de grupos da Libertadores, mas ainda muito longe da briga pelo título brasileiro.

Coritiba volta à Série A com missão para evitar a queda

De volta à Série A, o Coritiba deve brigar para não cair de volta para a Segundona. Essa costuma ser a meta dos times que acabam de subir para a elite do Brasileirão. Desde o início da era dos pontos corridos, ou seja, desde 2006, apenas em 2012 e 2013 os clubes que vieram da Série B não foram rebaixados de volta à Segunda Divisão.

Pesa contra o Coritiba o fato de o clube estar vivendo uma crise financeira. Assim, sem poder aquisitivo para competir com a maioria dos adversários no Brasileirão, o time paranaense não tem margem de erro nas contratações e na montagem do time. Se algo sair errado, a queda à Série B dificilmente será evitada.

A boa notícia para o Coxa é que o técnico Gustavo Morínigo vem fazendo um bom trabalho na equipe e começa o Brasileirão com moral dentro do clube. A equipe tem como referência o centroavante Léo Gamalho, principal aposta de gols para o clube. Outro nome conhecido no elenco do Coritiba é o do goleiro Alex Muralha.

Cuiabá mudou de técnico, mas manteve elenco

A arma do Cuiabá para tentar se manter na Série A do Campeonato Brasileiro é a continuidade do elenco. Da equipe que terminou a temporada passada, apenas dois jogadores deixaram o clube: Anderson Conceição, contratado pelo Vasco, e Auremir, que foi para o Goiás. Em compensação, o Cuiabá contratou 12 reforços.

Um dos jogadores que reforçam o Cuiabá neste Brasileirão é o atacante André, que deixou o Sport no fim do ano passado. Aos 31 anos, o jogador busca um recomeço na carreira. Para isso, assinou com o Cuiabá um contrato por produtividade.

Outra novidade no Cuiabá em relação à temporada passada está na beira do campo. O técnico Pintado foi contratado em fevereiro como substituto de Jorginho, que deixou o clube em dezembro. O principal destaque do time é o meia Rodriguinho. Com uma média de quase um gol por jogo no começo da temporada, logo ele se transformou no artilheiro do time.

Flamengo é um dos favoritos mais uma vez

Pelo elenco que tem e pelo poder de investimento, o Flamengo é um dos candidatos ao título do Brasileirão. Mas para justificar a expectativa, precisa superar a desconfiança da torcida rubro-negra. Em 2022, a temporada começou mal para o Urubu, que perdeu a final do Campeonato Carioca para o Fluminense jogando mal. Desde então, o técnico Paulo Sousa passou a ser questionado.

O treinador tem se esforçado para “conquistar” o elenco. Até jantar ofereceu aos atletas, na tentativa de ter o seu projeto abraçado. Mas a confiança que ele espera só deverá vir com resultados positivos. Não apenas no Campeonato Brasileiro, como também na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América. O Flamengo participa dessas 3 competições neste fim de primeiro semestre.

Em relação ao Brasileiro, a tradição do Flamengo na competição reforça a expectativa por um título. O Rubro-negro foi 7 vezes campeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020) e campeão do módulo verde da Copa União em 1987. O bicampeonato de 2019 e 2020 aconteceu após uma grande reformulação no elenco.

Fluminense investe e volta a sonhar com título do Brasileirão Série A

Há muito tempo o Fluminense não começava um Campeonato Brasileiro cercado de tanta expectativa. Nos últimos dois anos, com um elenco considerado limitado, o Tricolor carioca conseguiu fazer boas campanhas na Série A. Agora, contando com um elenco mais qualificado, o time das Laranjeiras tem como meta voltar à Libertadores e não esconde o sonho de brigar pelo título nacional.

Campeão carioca em 2022 após 10 anos, o Fluminense estava sendo comandado pelo técnico Abel Braga, mas o treinador pediu demissão. Apesar disso, o elenco tem peças de peso como o volante Felipe Melo, que veio do Palmeiras, assim como Willian Bigode.

O clube também se reforçou com um jogador que se destacou no rival Vasco. O atacante argentino Germán Cano chegou cercado de expectativa e comanda o ataque tricolor.

O atacante Fred continua nas Laranjeiras. Entretanto, aos 38 anos, não tem lugar garantido no time titular. Atualmente, ele atua como um reserva de luxo, sempre pronto para entrar no decorrer dos jogos. Assim, mesmo sem o protagonismo de antes, Fred continua sendo uma peça importante no Fluminense.

Fortaleza deve dar dor de cabeça aos “grandes”

O Fortaleza começa a desconstruir o conceito de “grandes times” do Brasil. A surpreendente 4ª colocação no ano passado não foi conquistada por acaso. A equipe cearense conseguiu montar um time forte e conta com um planejamento de fazer inveja a muitos dos principais clubes do eixo Sul-Sudeste.

Parte do sucesso do Fortaleza está na figura do técnico Pablo Vojvoda. O treinador conseguiu dar padrão de jogo ao time e consistência para poder bater de frente com praticamente todos os times do futebol brasileiro. O caso do Fortaleza é considerado um exemplo a ser seguido pelos clubes do Nordeste.

Para o Brasileirão deste ano, o Fortaleza teve perdas, mas conseguiu reposições à altura. Se por um lado perdeu o atacante Wellington Paulista, por outro, contratou para a posição Renato Kayser. Ao mesmo tempo, enquanto o goleiro Kennedy deixou o clube, Fernando Miguel foi contratado.

De volta à Série A, Goiás tem técnico estreante no Brasileirão Série A

O Goiás é um dos clubes que conquistaram o acesso à Série A deste ano. Como a maioria deles, sua luta inicial deve ser tentar permanecer na Primeira Divisão do Brasileirão. E assim como o Avaí, tenta acabar com as idas e vindas da Série A para a Segunda Divisão.

Em relação ao elenco, o principal problema é em relação ao ataque. O time goiano perdeu sua dupla titular, Alef Manga e Bruno Mazenga. Para tentar recompor o setor, o time contratou Pedro Raul e Nícolas, que já é artilheiro do time. O restante do elenco do Goiás é praticamente o mesmo da temporada passada. O principal destaque é o goleiro Tadeu.

Para comandar o time na volta ao Brasileirão, o Goiás aposta em um técnico jovem. Bruno Pivetti tem apenas 38 anos e ainda não consolidou sua no futebol nacional. Esta é sua primeira participação na Série A.

O recomeço do Internacional na temporada

Após um começo muito ruim de temporada, o Internacional precisava passar por uma reformulação. E ela aconteceu. Jogadores como o meia Patrick e o lateral Renzo Saravia deixaram o clube, enquanto nomes como Fabricio Bustos, Gabriel e Andrés D’Alessandro (Nacional) chegaram ao Colorado.

O Internacional vai tentar, neste Campeonato Brasileiro, apagar a péssima impressão deixada após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil deste ano. Na competição, o Colorado perdeu para o Globo-RN por 2 a 0.

Quem vai comandar o Inter no Brasileirão é o técnico Alexander Medina. Ele tenta fazer do Internacional um time competitivo. Entretanto, o título e talvez até uma vaga na Libertadores não parecem estar perto do Internacional nesta temporada.

Juventude tenta apagar má impressão do início do ano

Para um time que deve lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o início de temporada do Juventude foi assustador. O time fez uma péssima campanha no Campeonato Gaúcho e correu o risco de ser rebaixado no Estadual. Só escapou da queda na última rodada por causa de uma combinação de resultados.

Mas o alívio durou pouco. Porque para não ser rebaixado à Série B, o Juventude vai precisar mostrar um futebol bem melhor no Brasileirão, competição mais longa, mais difícil e que exige bem mais dos times.

Por causa do fracasso no Gaúcho, o Juventude fez uma grande reformulação no seu elenco. Foram cerca de 40 mudanças, entre chegadas e saídas. Entre as novidades para o Brasileirão, a contratação do técnico Eduardo Baptista, que substitui Jair Ventura.

Palmeiras segue com sede de títulos

O Palmeiras foi campeão brasileiro pela última vez em 2018. Faz pouco tempo, portanto. Mas não é isso que faz o time paulista ser lembrado como candidato ao título. Nos últimos anos, a equipe tem conseguido mostrar um alto nível de competitividade. O Porco é o atual bicampeão da Copa Libertadores da América. Como tal, é difícil imaginar que não vai estar na briga pela taça nacional deste ano.

Nos últimos 3 anos, o Palmeiras conquistou 6 títulos. Além do bi na Libertadores, o Porco faturou, em 2020, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Só este ano, já foram mais 2 troféus para a galeria do clube: da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista.

Este ano, além do Brasileirão Série A, o clube vai estar na Copa do Brasil e na Libertadores. No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o maior campeão da história, com 10 títulos.

O elenco do Palmeiras é considerado bastante enxuto, com apenas 25 jogadores. Houve perdas em relação ao ano passado, como o volante Felipe Melo e o goleiro Jailson, mas também a contratação de reforços, como o goleiro Marcelo Lomba, o meia Atuesta e o atacante Rafael Navarro.

Red Bull Bragantino não deve ser subestimado no Brasileirão Série A

Desde 2019, quando o Red Bull Bragantino passou a ser administrado pela empresa austríaca, as pretensões do clube ficaram mais elevadas. Tudo graças ao alto investimento que vem recebendo. Para o Campeonato Brasileiro de 2022, não será diferente.

A expectativa é que o Red Bull Bragantino brigue por uma vaga na Libertadores. No Brasileirão do ano passado, o time acabou em 6º lugar, a apenas 2 pontos do Fortaleza, 4º colocado. Resultado que não chegou a ser uma surpresa, por se tratar de um clube que está em um patamar financeiro elevado.

O Red Bull Bragantino tem uma filosofia de jogo interessante. É um time que propõe o jogo, seja qual for o adversário. Mais curioso ainda é que não é uma equipe com grandes estrelas, mesmo assim, consegue ser extremamente competitiva. O time começa o Brasileirão sendo comandado pelo técnico Maurício Barbieri.

Santos é visto sob desconfiança após fracassos recentes

O início de mais um Campeonato Brasileiro renova a desconfiança que existe sobre o Santos. No ano passado, o Peixe lutou contra o rebaixamento tanto no Campeonato Paulista quanto no Brasileirão. Passado o susto, após a equipe garantir permanência na elite das 2  competições, o ano de 2022 começou apontando que os problemas internos do Santos ainda não foram resolvidos.

O Peixe voltou a lutar, este ano, contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. Mais uma vez, escapou da queda. Mas o alerta ficou ligado para o Brasileirão. O técnico Fábio Carille foi demitido e acabou sendo substituído pelo argentino Fabián Bustos.

Sabendo da necessidade de reagir no Campeonato Brasileiro, o Santos foi ao mercado e fez várias contratações. O objetivo é dar mais rodagem e experiência a um elenco que era muito jovem. Vieram, por exemplo, o zagueiro Maicon, o lateral direito Auro, o volante Willian Maranhão, e o meia Jhojan Julio.

São Paulo quer provar que 2021 foi um ano atípico

Para um time como o São Paulo, 6 vezes campeão brasileiro, a campanha do ano passado foi atípica. No Campeonato Brasileiro de 2021, o Tricolor paulista conquistou sua primeira vitória apenas na 10ª rodada. Por isso, passou praticamente toda a competição sob ameaça de um rebaixamento inédito à Série B.

O sentimento no Morumbi é o de que o fraco desempenho do ano passado foi um fato isolado. No Brasileirão deste ano, o São Paulo tem time, estrutura e camisa para voltar a brigar na parte de cima da tabela.

O técnico que vai liderar o São Paulo na Série A desta vez é o ídolo Rogério Ceni. O treinador conta com um elenco com vários jogadores da base e pouca renovação em relação ao ano passado. Andrés Colorado, Patrick, Rafinha, Jandrei, Alisson e Nikão foram os nomes trazidos pensando na disputa do Campeonato Brasileiro.

Depois de conferir todos os detalhes de histórico e panorama das 20 equipes que disputam o Brasileirão Série A em 2022, confira como está a classificação do Campeonato Brasileiro.

COMPARTILHE

Bombando em Série A

1

Série A

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

2

Série A

Flamengo se despede de Rodrigo Caio e Filipe Luís, que deixarão o clube

3

Série A

Palmeiras apresenta proposta oficial por Bruno Henrique, em fim de contrato com o Flamengo

4

Série A

São Paulo: Rafinha confirma renovação para 2024

5

Série A

Palmeiras encaminha acerto com Aníbal Moreno, volante do Racing