Germânicos tiveram 2ª derrota seguida para asiáticos na Copa
A zebra apareceu mais uma vez nos gramados do Catar. No 4º dia de Copa do Mundo, a tetracampeã Alemanha saiu na frente, mas sofreu uma virada no 2º tempo e acabou derrotada pelo Japão.
Assim, o fantasma da eliminação na 1ª fase de 2018 já retorna às terras germânicas. O último jogo alemão em Copa, inclusive, era uma derrota por 2×0 para a Coreia do Sul.
A Zebra
Sempre uma das favoritas ao título da Copa do Mundo, a Alemanha começou o jogo sofrendo um pouco na marcação alta dos japoneses. Assim, Maeda até balançou as redes, mas o lance estava irregular por impedimento. Mas a chave virou aí e os tetracampeões encaixaram a sua pressão.
Então, o gol não demoraria. Aos 32, o goleiro Gonda derrubou Raumm na área e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, Gündogan abriu o placar. E os alemães eram bem melhor em campo, tanto que Kai Havertz ainda balançou as redes nos acréscimos, mas o lance também foi anulado por impedimento.
Depois do intervalo, o jogo cresceu. Com dois times propositivos em campo, Alemanha e Japão colocaram os goleiros adversários para trabalhar. Assim, Gonda e Neuer apareceram bem para evitar gols. Mas em um jogo tão aberto, o próximo gol não demoraria tanto.
Aos 34, Minamino bateu com força e Doan apareceu na sobra para concluir o rebote de Neuer para o empate. E quando a Alemanha subiu a pressão para tentar garantir a vitória, o Japão virou no contra-ataque. Aos 37, Asano disparou até a pequena área e bateu alto na saída de Neuer para fechar a zebra.
Com protesto
Após a proibição da Fifa às braçadeiras de capitão da campanha One Love, a Seleção Alemã recuou. Assim, o goleiro Manuel Neuer não utilizou a peça. Mas isso não quer dizer que não teve protesto.
Na tradicional foto pré-jogo, os jogadores do time europeu se alinharam com as mãos tapando as próprias bocas. Além disso, a ministra do interior da Alemanha, Nancy Faeser, utilizou a braçadeira vetada na tribuna de honra do estádio.