Existe um discurso propagado por alguns de que futebol e política não se misturam, mas a quarta-feira de Champions League demonstrou mais uma vez que isso não é verdade. Ao fazer o gol de empate do Benfica contra o Ajax, em confronto válido pela Liga dos Campeões e que terminou 2 a 2, o atacante ucraniano Yaremchuk aproveitou a oportunidade para demonstrar apoio ao seu país em meio ao momento de tensão com a Rússia.
Ao marcar o segundo gol do Benfica no jogo, Yaremchuk tirou a camisa do clube português e exibiu outra com um símbolo nacional da Ucrânia. Após a partida, o jogador concedeu entrevista e revelou estar com medo do momento de tensão.
“Queria apoiar o meu país. Tenho pensado muito nisso e tenho medo dessa situação. Quero apoiar um pouco o meu país. O clube está me apoiando, falou comigo e quis fazer de tudo para me ajudar”, disse o jogador ucraniano.
Roman Yaremchuk 🇺🇦🇺🇦🇺🇦
He just HAD to score tonight!
What a celebration too!
Exceeding many Ukrainian expectations
ACTIONS speak louder than words 💪🇺🇦 pic.twitter.com/Sp12eiYbAe
— Zorya Londonsk (@ZoryaLondonsk) February 23, 2022
Yaremchuk exibiu o símbolo nacional da Ucrânia, conhecido também como “tryzub”. É um tridente de identidade do país com a data do século I, porém um grupo paramilitar de extrema-direita, inclusive com o mesmo nome e fundada em 1933, fez apropriação do símbolo.
Tensão entre Ucrânia e Rússia
Nas últimas semanas, a partir de um movimento organizado por tropas da Rússia na fronteira com a Ucrânia, a tensão tomou conta. O presidente Vladimir Putin, inclusive, deixou o clima ainda mais tenso ao reconhecer na última terça-feira a independência de Donetsk e Lugansk, regiões separatistas ucranianas, e mandar tropas para esses locais.
Se de um lado a Rússia reconhece a independência de Donetsk e Lugansk, a Ucrânia, por sua vez, tem posição totalmente contrária, e pede aos russos que negocie para retirar as tropas das regiões.