Bombando

Campeã olímpica no vôlei, Walewska morre aos 43 anos

Central se aposentou há pouco mais de um ano O vôlei brasileiro teve uma triste notícia na noite desta quinta-feira […]

Central Walewska em jogo de despedida no Praia Clube

Reprodução/Instagram

Central se aposentou há pouco mais de um ano

O vôlei brasileiro teve uma triste notícia na noite desta quinta-feira (21). A central Walewska Oliveira, campeã olímpica em Tóquio, faleceu aos 43 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a jogadora caiu do 15º andar de um prédio na região dos Jardins, em São Paulo.

A morte de Waleswka

Walewska lançou recentemente a sua autobiografia, intitulada Outras Redes, e vinha em turnê para a divulgação do livro. Apenas dois dias antes da morte, a jogadora esteve na sede do Palmeiras, onde participou de um encontro com o treinador Abel Ferreira, que também lançou um livro há pouco tempo. A última aparição pública de Walewska também aconteceu na quinta-feira, em uma entrevista ao podcast Ataque Defesa, do jornalista Alexandre Oliveira.

Poucas horas depois da notícia, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei entrou em quadra no Japão em jogo contra a Turquia, no Pré-Olímpico da categoria. A partida terminou em 3 x 0 para as turcas, em um resultado que ficou em segundo plano em meio às homenagens à central, que foi companheira ou adversária de quase todo o elenco. Aconteceram várias homenagens a Walewska em quadra.

Central Thaisa com fita em homenagem Walewska Oliveira no Pré-Olímpico de Vôlei
Jogadoras do Pré-Olímpico usaram fita com homenagem a Walewska nesta madrugada – Reprodução/SporTV

A carreira de Waleswska

A central saiu de casa ainda aos 12 anos para tentar o primeiro teste no vôlei do Minas Tênis Clube, clube que a revelou na temporada 1995/96. Depois, ela passou por Curitiba, São Caetano, Despar Perugia (Itália), Grupo Murcia (Espanha), Zarechie Odintsovo (Rússia), Vôlei Futuro, Campinas, Minas, Praia Clube e Osasco Audax.

Ela retornou ao Praia Clube em 2019/20 e seguiu por três temporadas no time de Uberlândia, se aposentando após a disputa do Sul-Americano de 2022, há pouco mais de um ano. A equipe aposentou a camisa 1 depois da saída da jogadora.

Vista como uma das maiores centrais da história do voleibol brasileiro, ela foi campeã da Champions League e do Sul-Americano, pentacampeã da Superliga, tricampeã da Supercopa e bicampeã mineira.

Além disso, ela também teve uma vitoriosa carreira com a Seleção Brasileira, vestindo a camisa amarela entre 1998 e 2008, com a despedida na campanha do ouro olímpico em Pequim. Cinco anos depois, ela retornou e venceu a Copa dos Campeões. Ela também fez parte do time que levou o bronze em Sydney 2000, e também somou três ouros no Grand Prix e um ouro Pan-Americano em Winnipeg 1999.

Central Walewska em treino da Seleção Brasileira de Vôlei
Reprodução/Instagram

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer