Competição passará por mudança também no critério do rebaixamento
Mudança importante. A partir de 2025, a Liga das Nações de Vôlei passará a ter 18 seleções na disputa. A mudança, válida para o feminino e masculino, foi anunciada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
LEIA TAMBÉM: Atleta paralímpico paraibano entra para Livro dos Recordes com marca nos 100m rasos
No formato atual, a competição conta com 16 equipes divididas em dois grupos. Com a ampliação, serão três grupos com seis seleções com 12 partidas distribuídas em três semanas. A configuração da reta final da VNL não passou por alterações e segue com a classificação para o mata-mata para os oito melhores times.
Outra mudança é em relação ao rebaixamento. Na próxima temporada, a pior equipe na classificação final sofrerá o descenso e a vaga passará para a seleção melhor ranqueada pela FIVB e que não participou da edição anterior.
Conforme o anúncio da Federação, o novo formato com ‘um cronograma de competição mais simplificado, tempo adicional de recuperação e preparação para as equipes’ foi pensado para ‘melhorar a experiência da VNL para atletas, torcedores, cidades-sede e todas as outras partes interessadas’.
THE MORE THE MERRIER 🤯!
The Volleyball Nations League #VNL will expand to 1️⃣8️⃣ teams per gender as of 2️⃣0️⃣2️⃣5️⃣ & the participants will no longer be divided into core and challenger teams.
➡️ Full story: https://t.co/277fxpSdi0 pic.twitter.com/nCyFVanF8p
— Volleyball World (@volleyballworld) February 13, 2024
Liga das Nações de Vôlei de 2024
Antes das Olimpíadas de Paris, as seleções masculinas e femininas disputarão a VNL entre 14 de maio e 30 de junho. O Rio de Janeiro será sede de duas semanas de competição.