Bombando

Vôlei: Brasil vence Japão em Tóquio e garante vaga em Paris 2024

Brasil e Turquia garantiram vagas do grupo Foi no sufoco, mas a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei garantiu sua presença nos Jogos […]

Elenco da Seleção Brasileira Feminina de Võlei comemorando vaga no Pré-Olímpico de Vôlei 2023, no Japão

Divulgação/FIVB

Brasil e Turquia garantiram vagas do grupo

Foi no sufoco, mas a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei garantiu sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O time precisava de uma vitória no jogo de despedida do Pré-Olímpico, contra o Japão, donas da casa no torneio. E o resultado veio: 3 sets a 2 para o Brasil, com parciais de 25-21, 22-25, 27-25, 15-25 e 15-10.

O Pré-Olímpico de Vôlei

O Brasil chegou para o jogo precisando de uma vitória sobre as japonesas para garantir a vaga. Isso porque as nipônicas tinham perdido o jogo contra a Turquia no sábado (23). Caso as asiáticas vencessem qualquer um dos últimos dois jogos, a Seleção Brasileira não teria chance de garantir a vaga via Pré-Olímpico de Vôlei.

Mas o time entrou bem em quadra e garantiu o primeiro set por 25-21. O Japão reagiu e venceu o2º por 25-25, mas perdeu o 3º por 27-25. O 4º set teve um apagão brasileiro e as japonesas forçaram o tie-break com um 25-15. Mas o time verde-amarelo conseguiu a recuperação e garantiu a vitória por 15-10, fechando em 3 sets a 2.

Mesmo se não conseguisse a classificação direta via Pré-Olímpico, ainda era muito provável que a Seleção Brasileira fosse para os Jogos Olímpicos do próximo ano, já que dificilmente uma das vagas pelo ranking não ficaria com o time verde-amarelo. Ainda assim, a confirmação foi muito comemorada pelo elenco.

Essa foi a primeira vitória do vôlei brasileiro após a notícia da morte da central Waleswka, campeã olímpica em 2008. A jogadora recebeu muitas homenagens nessa reta final de Pré-Olímpico.

Jogadora Gabriela Guimarães em jogo entre Brasil e Japão no Pré-Olímpico de Vôlei 2023
Divulgação/FIVB

A vaga do Brasil no vôlei para Paris 2024

Falando no treinador, José Roberto Guimarães garantiu a vaga para sua nona Olimpíada. O ex-levantador jogou em Montreal 1976, treinou o time masculino em Barcelona 1992 e Atlanta 1996 e comandou as mulheres em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.

Agora, o Brasil já tem representantes confirmados em 15 esportes diferentes para o jogos de Paris 2024. Ao todo, a delegação terá pelo menos 82 atletas brasileiros, com a seleção feminina de futebol (18), a seleção feminina de vôlei (12) e as vagas garantidas no atletismo (11) sendo os mais bem representados.

Além das brasileiras, Turquia, República Dominicana, Sérvia, Estados Unidos e Polônia garantiram as seis vagas diretas pelo Pré-Olímpico. País-sede, a França também está nos jogos. As cinco vagas restantes serão distribuídas pelo ranking da FIVB, com preferência aos continentes ainda não representados. Hoje, essas vagas seriam de China, Quênia, Itália, Japão  Países Baixos, mas a definição só virá depois da Liga das Nações (VNL) de 2024.

Com a vaga das mulheres confirmadas, será a vez dos homens buscarem a classificação para Paris. No Rio de Janeiro, a Seleção Masculina começa a jornada pela vaga no próximo dia 30 de setembro. O time de Renan Dal Zotto precia ficar no top-2 do grupo que também tem Alemanha, Catar, Cuba, Irã, Itália, Tchéquia e Ucrânia.

Treinador José Roberto Guimarães em jogo entre Brasil e Japão no Pré-Olímpico de Vôlei 2023
Divulgação/FIVB

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer