Gerardo estava na equipe desde 2019
O baixo desempenho da Seleção do México na Copa do Mundo já marcou um ponto final na passagem de Tata Martino como selecionador nacional. Eliminado ontem, no saldo de gols, o time mexicano não seguirá sob comando do ex-treinador do Barcelona, que já comunicou sua saída ao público.
Tata Martino no México
A passagem do treinador no comando de Los Aztecas durou quatro anos. Ao todo, Tata Martino somou 65 jogos à frente da Seleção, mas os desempenho do time nunca convenceu por completo. Foram 40 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, com aproveitamento de 68% dos pontos disputados.
Assim, ele anunciou sua saída da Tri logo após a vitória por 2×1 sobre a Arábia Saudita – a única vitória mexicana nesta Copa do Mundo. “Sou o responsável por essa decepção que tivemos hoje. Assumimos o fracasso que tivemos nesta Copa do Mundo”.
O México
A pressão sobre Martino já vinha de muito antes da disputa do Mundial. Mas o treinador esteve à frente da pior campanha recente do México, que tinha alcançado a fase de oitavas de final em todas as Copas desde 1994. Sequência encerrada após sete Mundiais.
O México, inclusive, será uma das sedes da próxima edição da Copa, ao lado de Estados Unidos e Canadá. O Mundial será o 1º com 48 seleções, e, claro, uma das vagas já está garantida para o time mexicano em 2030. Assim, a Seleção não precisará passar pelas Eliminatórias e terá um novo comando no próximo ciclo.