Bombando

Recorde: Superliga Masculina tem seu set mais longo e 10º maior da história do vôlei

Terceiro set de Minas x Suzano teve 90 pontos A Superliga Masculina viveu um dia inusitado neste sábado de Carnaval. No […]

Minas x Suzano teve um dos sets mais longos da história do vôlei e o maior da Superliga

Orlando Bento/MTC

Terceiro set de Minas x Suzano teve 90 pontos

Superliga Masculina viveu um dia inusitado neste sábado de Carnaval. No jogo entre Itambé Minas e Suzano, o terceiro set terminou em vitória paulista por 46-44. Esse é o set mais longo da história da Superliga e o 10º maior da história do voleibol como um todo.

A marca não foi a única novidade importante no voleibol brasileiro neste sábado. Isso porque a Superliga Masculina também teve, nessa 18ª rodada, a definição do seu primeiro clube rebaixado para a Série B 2023/24: a Rede Cuca, de Fortaleza.

O recorde na Superliga Masculina

O jogo entre Minas e Suzano valeu pela 18ª rodada da Superliga Masculina. O jogo, em Belo Horizonte, terminou em 3 sets a 1 para os mandantes (25-17, 25-23, 44-46 e 25-16). Mas o destaque ficou para o terceiro set, que somou 90 pontos e durou uma hora.

Com isso, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) logo confirmou se tratar do maior set da história da Superliga. Nos últimos anos de Superliga Masculina, o placar que chegou mais perto desse valor histórico pertencia a outro jogo do Minas, que perdeu para o Voleisul-RS por 42-40, em 2016.

E os números vão além

Mas levantamentos do Portal Vôlei apontam que a marca também é histórica a nível internacional. O set ainda passa longe dos maiores da história do esporte, que já viu um 87-85 na Liga Masculina da Tchecoslováquia em 1979 e um 56-54 na Liga Masculina da Coreia do Sul em 2013.

Ainda assim, o resultado histórico deste sábado entra para o top-10 de maiores sets da história do vôlei, dividindo posição com outros quatro jogos, nas elites da Espanha e da Itália, do vôlei universitário dos EUA e da Champions League.

Samuel Neufeld, William Arjona e Henrique Honorato, em jogo do Itambé Minas contra o Suzano na Superliga Masculina
William Arjona foi o principal destaque do jogo – Orlando Bento/MTC
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

2

Bombando

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

3

Bombando

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Bombando

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

5

Bombando

Atleta paralímpico paraibano entra para Livro dos Recordes com marca nos 100m rasos