
Ricardo Bufolin/CBG
Brasileira conquistou sua 3ª medalha neste Mundial de Ginástica Artística
A maior ginasta da história do Brasil tem mais uma medalha para sua galeria. Na manhã deste sábado (7), Rebeca Andrade superou a estadunidense Simone Biles e garantiu a medalha de ouro no salto no Mundial de Ginástica Artística, na Antuérpia, na Bélgica. Assim, a carioca se torna bicampeã mundial neste aparelho, que já tinha conquistado no ano passado.
Rebeca Andrade IMPECÁVEL nos seus dois saltos no Mundial de Ginástica Artística, em Antuérpia 🇧🇪
1º salto: 15.000
2º salto: 14.500Nota final: 14.750 pra gritar É CAMPEÃ 🇧🇷 pic.twitter.com/rGcpUIrTiZ
— Time Brasil (@timebrasil) October 7, 2023
Ouro para Rebeca Andrade
A festa brasileira na Bélgica demorou. Isso porque Rebeca Andrade foi a última ginasta a fazer seus dois saltos. Antes, a sul-coreana Yeo Seojeong, já tinha feito as suas apresentações que lhe renderiam a medalha de bronze, com uma média de 14,416 pontos.
Simone Biles abriu a disputa, sendo a 1ª ginasta a se apresentar. A atleta mais vitoriosa da história da ginástica artística, tentou o Biles II, movimento mais difícil no salto, mas errou na execução e chegou a cair na aterrisagem do 1º salto. Ainda assim, o alto nível de dificuldade elevou sua nota, fechando com uma média de 14,549.
Assim, a responsabilidade de fechar a disputa ficou para Rebeca Andrade, e a brasileira não sentiu a pressão. Na 1ª tentativa, ela fez um salto de maior nível de dificuldade, um Cheng, e garantiu a maior nota da final, com 15,000. Depois, ela foi para um salto de menor dificuldade, um Yurchenko com dupla pirueta, voltou a acertar a execução e fez 14,500 pontos. O ouro veio com a média de 14,750.
Com a conquista, Rebeca Andrade chega à sua 3ª medalha neste Mundial – o que já transforma este no melhor de sua carreira. Antes, ela já fora prata na disputa por equipes e no individual geral. E não acabou. Neste domingo (8), Rebeca Andrade chega como favorita ao pódio na final do solo e também vai disputar a final da trave. O Brasil também vai disputar finais com Arthur Nory, na barra fixa e com Flávia Saraiva, no solo.

Dia ruim para Simone Biles
Melhor ginasta do mundo e, talvez, melhor da história, Simone Biles não teve um grande dia no Mundial de Ginástica Artística. Além da queda na disputa com Rebeca Andrade, a estadunidense também cometeu uma falha grave nas barras assimétricas, falhando em uma pirueta.
Assim, ela sequer chegou ao pódio, terminando no 5º lugar nessa disputa, que não tinha brasileiras. O pódio ficou para a chinesa Qiyuan Qiu, de 16 anos, seguida pela argelina Kaylia Nemour, também de 16 anos, e pela estadunidense Shilese Jones, de 21 anos.

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje