Bombando

Com Rayssa Leal e Pâmela, Brasil faz dobradinha no skate e consegue 1º ouro no Pan-Americano

País já tem uma medalha de cada cor em Santiago A jornada do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago já começaram […]

Skatista Rayssa Leal no Pan-Americano Santiago 2023

Alexandre Loureiro/COB

País já tem uma medalha de cada cor em Santiago

A jornada do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago já começaram com ouro no peito. A 1ª medalha dourada saiu logo na manhã deste sábado (21), com a skatista maranhense Rayssa Leal, que superou a paulista Pâmela Rosa em uma dobradinha brasileira. O pódio foi completo pela estadunidense Page Heyn.

Skatista Rayssa Leal com bandeira do Brasil no Pan-Americano Santiago 2023
Reprodução/Canal Olímpico

O ouro de Rayssa Leal

Pâmela Rosa foi a 2ª skatista a fazer sua volta na pista e logo conseguiu duplicar a nota da chilena que tinha aberto a série, com 70.24. Fechando a 1ª sequência, Rayssa Leal conseguiu ultrapassar a paulista e garantiu a liderança com 76.03. Na 2ª tentativa, Pâmela conseguiu melhorar sua nota, fazendo 73.17, enquanto Rayssa sofreu duas quedas e manteve o que já tinha feito antes.

Nas manobras, Pâmela não encaixou nem a 1ª, nem a 2ª descida, o que fez com que algumas skatistas conseguissem ultrapassar a paulista e empurrá-la para a 5ª posição. Mas uma manobra de segurança para 60.73 e sua melhor descida do dia, com 77.44 recuperaram o desempenho brasileiro.

Rayssa Leal se arriscou menos na 1ª tentativa e fez uma manobra para 68.68. Depois, ela caiu na 2ª e acertou a 3ª descida, com 76.72, que era a melhor nota até então. Depois, ela ainda melhorou a nota, trocando os 68 por um 84.23. Assim, apenas Pâmela poderia tirar o ouro de Rayssa, mas a paulista errou a última manobra e a maranhense não melhorou na última volta.

Assim, Rayssa Leal garantiu o ouro, com 236.98, seguida pela prata de Pâmela Rosa, com 211.34 e pelo bronze de Page Heyn, com 176.35.

O Brasil no Pan-Americano

Essas foram a 2ª e a 3ª medalha da delegação brasileira em Santiago 2023. Antes, o país já tinha garantido um bronze no ciclismo mountain bike, com José Gabriel, logo na primeira entrega de medalhas deste Pan-Ameriano. O ouro ficou para o Canadá, enquanto o Chile garantiu a prata.

A disputa do skate street continua pela tarde e o Brasil terá dois representantes na disputa masculina, com o cearense Lucas Rabelo e o paulista Gabryel Aguilar.

Pâmela Rosa e Rayssa Leal, do skate, no Pan-Americano de 2023
Helena Petry/COB

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer