Jogador polonês amputado marcou golaço de voleio e venceu Richarlison e o francês Payet, na disputa
Na celebração do Prêmio Puskas 2022, do gol mais bonito do ano, uma escolha muito representativa. Concorrendo contra o atacante brasileiro Richarlison e o meia francês Dimitri Payet, o jogador polonês do futebol de amputados, Marcin Oleksy, foi o vencedor do troféu.
🏆 The FIFA Puskas Award goes to Marcin Oleksy!
…and what a goal it was 🤩 pic.twitter.com/2LEkSUbfHN
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) February 27, 2023
Oleksy marcou o seu gol em um campeonato na Polônia para jogadores amputados, no duelo do Warta Poznan, seu time, contra o Stal Rzeszow. Após cruzamento da direita, ele acertou um lindo voleio para estufar as redes.
A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (27), em Paris, e o jogador amputado – que era goleiro antes de perder sua perna – se emocionou com a conquista, agradecendo a todos que o ajudaram na sua trajetória.
“É difícil para mim imaginar receber esse prêmio, mas estou aqui recebendo essa honraria por um dos gols mais bonitos do mundo. Agradeço aos meus familiares, pessoas mais próximas que me ajudaram a passar por cima das dificuldades”, disse Oleksy.
Ao todo, 11 gols concorriam ao Prêmio Puskas 2022 e 3 foram escolhidos, através de votação popular, para estar na final, na cerimônia do The Best.
Richarlison era o único brasileiro que concorria ao prêmio, com o golaço marcado contra a Sérvia, na abertura da Copa do Mundo de 2022.
O prêmio de gol mais bonito é entregue pela Fifa desde 2009. Alguns brasileiros já concorreram ao longo desse período, mas só 2 foram vencedores.
São eles Neymar, em 2011, quando jogava pelo Santos e marcou gol contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro. O outro é o ex-atacante Wendell Lira, em 2015, em gol marcado quando defendia o Goianésia-GO, contra o Goiás, pelo Campeonato Goiano.
A premiação da Fifa também contou com uma bela homenagem ao Rei Pelé, falecido em dezembro de 2022. Ronaldo Fenômeno, Márcia Aoki (esposa de Pelé) e o ex-atacante Jairzinho, companheiro do maior de todos os tempos, discursaram.

O polonês Marcin Oleksy ganha o Prêmio Puskas 2022. Foto: Reprodução/Fifa
Confira o gol de Marcin Oleksy, vencedor do Prêmio Puskás 2022
