Uma pesquisa realizada pelo sindicato mundial de jogadores profissionais (FIFPro) divulgou nesta terça-feira o resultado de uma entrevista com atletas sobre o formato da Copa do Mundo a cada quatro anos. E os números foram bem expressivos: 75% deles prefeririam a competição nos moldes disputados atualmente. Mais de 1000 atletas foram ouvidos.
O projeto foi encabeçado pela FIFPro e os sindicatos nacionais de jogadores de seis continentes e 70 países diferentes, durante o mês de novembro.
Cerca de 81% dos jogadores de futebol profissionais consultados puseram a Copa do Mundo no atual formato e os campeonatos nacionais como suas competições favoritas. Veja, abaixo, alguns dos resultados.
77% dos jogadores da Europa e da Ásia preferem a Copa do Mundo a cada quatro anos.
63% dos jogadores das Américas são a favor do Mundial a cada quatro anos.
49% dos jogadores da África preferem a Copa a cada quatro anos, e o restante fica dividido entre dois ou três anos de ciclo.
21% dos jogadores acreditam que sua voz é respeitada e que o seu bem-estar é considerado na governança do futebol internacional.
“A pesquisa mostra que a maioria dos jogadores ao redor do mundo tem clara preferência pela Copa do Mundo a cada quatro anos. Ao mesmo tempo, os resultados comprovam a importância das ligas domésticas para eles. Elas são as pedras fundamentais do jogo, e temos que fazer mais para fortalecê-las, para o bem dos jogadores e a estabilidade do futebol profissional”, diss o secretário-geral da FIFPro, Jonas Baer-Hoffmann.