Bombando

Governo nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

Honraria foi sancionada nesta quarta (26) Tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do […]

Ayrton Senna é o Patrono do Esporte Brasileiro: Piloto brasileiro Ayrton Senna segura troféu no lugar mais alto do pódio da Fórmula 1

Divulgação/F1

Honraria foi sancionada nesta quarta (26)

Tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo, Ayrton Senna é oficialmente Patrono do Esporte Brasileiro. A honraria foi oficializada nesta quarta-feira (26), quando o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) sancionou a Lei 14.559/2023, proposta pelo deputado Filipe Barros (PL-PR).

Patrono do Esporte Brasileiro

A lei que oficializa Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro fora aprovada pela Câmara dos Deputados ainda em 2019. O “sim” no Senado Federal demorou mais, com a aprovação em plenário acontecendo no dia 29 de março.

Desde então, a pauta seguiu para sanção da Presidência da República, o que aconteceu no Diário Oficial desta quarta. A assinatura final foi do vice-presidente Geraldo Alckmin, à frente da Presidência, enquanto Lula cumpre agenda diplomática na Espanha.

Na proposta de lei, apresentada por Filipe Barros, o deputado elogiou a excelência esportiva do ex-piloto. “Ayrton Senna estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte. Foi incansável na busca de ultrapassar seus próprios limites, sendo responsável por alguns dos momentos mais marcantes na memória do torcedor brasileiro”.

Dário Berger (PSB), relator da matéria no Senado, também exaltou Senna. “No auge de sua atuação, representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E em cada conquista, fazia questão de demonstrar seu orgulho de ser brasileiro”.

Ayrton Senna da Silva

Tricampeão mundial de Fórmula 1, com conquistas nas temporadas 1988, 1990 e 1991, Senna correu por Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Ao todo, foram 162 GPs, com 41 vitórias, 80 pódios, 19 pole positions e 19 voltas mais rápidas.

Até hoje, ele é considerado como um dos maiores nomes da história na categoria, mas teve sua carreira bruscamente interrompida. Em 1º de maio de 1994, o trágico GP de San Marino, no autódromo italiano de Ímola, terminou com as mortes de Ayrton Senna e do alemão Roland Ratzenberger, além de um grave acidente envolvendo Rubens Barrichello.

Depois de Senna, o Brasil ainda voltaria a vencer corridas com Felipe Massa e com o próprio rubinho – responsável pelo último triunfo brasileiro na categoria, no GP da Itália de 2009, em Monza. Os 2, inclusive, foram vice-campeões mundiais. Mas o país não tem piloto fixo na F1 desde 2018.

Ainda assim, o nome do novo Patrono do Esporte Brasileiro segue muito presente no mundo da Fórmula 1. O exemplo mais claro aconteceu ao fim do GP de São Paulo de 2021, quando Lewis Hamilton, vencedor da prova, pegou uma bandeira do Brasil e repetiu o gesto eternizado por Senna.

Naquela oportunidade o britânico deu uma volta no Autódromo de Interlagos segurando a bandeira brasileira para fora do carro e seguiu enrolado nela até o pódio. Isso, inclusive, gerou outra homenagem do Congresso Nacional para o britânico, reconhecido como cidadão brasileiro honorário.

Ayrton Senna é o Patrono do Esporte Brasileiro: Piloto britânico Lewis Hamilton segurando bandeira do Brasil no pódio do GP de São Paulo 2021 na Fórmula 1
Em 2021, Lewis Hamilton homenageou Ayrton Senna, novo Patrono do Esporte Brasileiro – Divulgação/F1

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer