Atletas brasileiras conquistaram prata e bronze em competição individual de solo no último dia do Mundial de Ginástica
O Brasil conseguiu realizar um feito inédito em sua história no Mundial de Ginástica. Neste domingo, a Seleção Brasileira conseguiu fazer um pódio duplo com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva ficando entre as 3 primeiras na competição de solo.
Atrás apenas da multicampeã Simone Biles, Rebeca fez uma série cravada para obter a nota 14.500. Já Flavinha apresentou acrobacias limpas e, apesar de um pequeno desequilíbrio na aterrisagem, fez uma pontuação de 13.966 para ficar com o terceiro lugar.
Dona de três das seis medalhas brasileiras – um recorde para o país -, Rebeca Andrade ressaltou o fato de dividir o pódio com a Flávia Andrade, parceira de treinos de longa data.
“Foi o pódio mais especial. Há uns dias me fizeram a pergunta de com que ginasta eu queria dividir um pódio. A primeira e única pessoa que passou pela minha cabeça foi ela (Flávia). É minha companheira, sempre torci muito por ela. É um prazer dividir treino e esse pódio com ela”, explicou Rebeca.
Quantas curtidas esse pódio de ZILHÕES merece, comunidade ginástica?! 💯💯💯
É DOBRADINHAAAA! É BRASIL!!! 😭💙💛🇧🇷
📷 Ricardo Bufolin/CBG pic.twitter.com/TDu1KFJBYV
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) October 8, 2023
Além das duas medalhas conquistadas no solo, o Brasil ainda obteve outras quatro. Anteriomente, Rebeca superou Simone Biles no salto e se sagrou campeã mundial. Ela ainda conquistou um bronze na trave e outras duas pratas no individual geral e por equipes.
Assim, além da atual campeã olímpica brasileira, apenas Flávia Saraiva conquistou medalhas individuais. Fato importante para a atleta que precisou ser submetida a cirurgia no tornozelo neste ano.
‘É uma medalha muito importante para mim e para toda a equipe. É um sonho que está sendo realizado. Depois de tudo o que aconteceu comigo, cirurgia (no tornozelo), poder estar de voltar e ganhar a medalha é indescritível, é dever cumprido, mesmo com dor e com toda batalha”, pontou Flavinha.
Início de um sonho | Deu tudo certo 🤩 pic.twitter.com/93GUnKrSUH
— Time Brasil (@timebrasil) October 8, 2023
Além dos recordes com a Seleção Brasileira, Rebeca também entrou para um seleto grupo composto por apenas 11 ginastas: atletas que conquistaram medalhas em todos os aparelhos no Mundial de Ginástica.
Junto a ela, estão nomes de lendas do esporte como Simone Biles (EUA), além das soviéticas Larisa Latynina e Olga Korbut e das russas Svetlana Khorkina e Aliya Mustafina.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje