A próxima atualização do ranking da ATP, nesta segunda-feira, trará novidades no posto de melhor tenista do mundo. Isso porque, pela primeira vez na carreira, o russo Daniil Medvedev assume o topo do ranking, sendo apenas o segundo fora do Big 3 a garantir essa posição nos últimos 18 anos.
Aos 26 anos, Medvedev garantiu a liderança do ranking após a eliminação de Novak Djokovic das quartas de final do ATP de Dubai. Mas, do outro lado, Medvedev avançou às semifinais do ATP de Acapulco. Com isso, o campeão da última edição do US Open já garantiu a ultrapassagem.
Desde fevereiro de 2004, o topo do ranking vinha sendo ocupado pelo sérvio Novak Djokovic, pelo espanhol Rafael Nadal e pelo suíço Roger Federer. O trio de tenistas só havia ficado de fora do primeiro lugar durante os melhores anos de Andy Murray – entre 2016 e 2017.
O último líder do tênis mundial era Djokovic. O sérvio vinha no primeiro lugar do ranking desde o início de 2020. Mas, como ele ficou fora do Australian Open por questões sanitárias, Djoko perdeu muitos ponto. Assim, ele ficou no raio de alcance do russo, que chegou em Acapulco precisando apenas igualar o desempenho do sérvio em Dubai para assumir a ponta.