Bombando

Fórmula 1: Max Verstappen pode garantir tricampeonato na Sprint do GP do Catar

Pérez precisa de fim de semana perfeito no Catar para seguir vivo O GP do Japão foi de festa para Max Verstappen. […]

Max Verstappen com taça do GP do Japão 2023 de Fórmula 1

Divulgação/Red Bull

Pérez precisa de fim de semana perfeito no Catar para seguir vivo

GP do Japão foi de festa para Max Verstappen. Além da 49ª vitória na carreira na Fórmula 1, o holandês comemorou o título de construtores da Red Bull. Mas a felicidade neerlandesa pode ser ainda maior no GP do Catar, com boas chances de tricampeonato para o Max logo na corrida sprint, que abre o fim de semana.

O caminho para o tri

Com a vitória em Suzuka, Max Verstappen chegou aos 400 pontos na temporada. No GP do Japão, foram mais 26 pontos para o neerlandês, contra zero para o único adversário pelo título, Sergio Pérez. O mexicano tem 223 pontos – ou seja, 177 a menos que seu companheiro de equipe.

Essa longa margem já faz com que Pérez precise fazer basicamente todos os pontos ainda em disputa na temporada para ter chance de título, além de Max Verstappen mal aparecer na zona de pontuação nas seis corridas restantes na temporada. Isso acontece porque as vitórias e as voltas mais rápidas em todas as etapas restantes, vale apenas 180 pontos, número que cairá para 172 após a próxima sprint.

Equipe da Red Bull Racing comemora título de construtores na temporada 2023 da Fórmula 1, no GP do Japão
Divulgação/F1

As contas para o título de Max Verstappen

Nesse cenário, qualquer combinação na qual Max Verstappen faça mais de dois pontos ou que Sergio Pérez desperdice mais de que dois pontos na reta final da temporada, será o suficiente para dar o tricampeonato ao neerlandês. O cenário mais provável é que a taça já seja definida na Sprint do GP do Catar, no dia 7 de outubro.

Para que isso seja confirmado, basta que Pérez não chegue no top-2 ou que Verstappen termine entre os seis primeiros colocados na Sprint. Max foi a pódio em todas as Sprints realizadas nesta temporada, com vitórias na Áustria e na Bélgica, além de um terceiro lugar no Azerbaijão.

Mas, mesmo em um dia terrível para o holandês, com vitória mexicana e Max fora da zona de pontuação, será difícil que o título passe do domingo (8). Isso porque Verstappen precisa apenas chegar em nono para garantir o tricampeonato, mesmo em caso de triunfo de Pérez. Neste ano, Max tem 13 vitórias, dois P2 e um P5.

Carro de Max Verstappen, da Red Bull Racing, no GP do Japão
Divulgação/F1

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer