Classificação sobre a Espanha aconteceu nos pênaltis
A Seleção de Marrocos conseguiu uma classificação história na Copa do Mundo nesta terça-feira. Nos pênaltis, o time africano superou o tiki-taka a Espanha de Luís Enrique e avançou às quartas de final do Mundial de 2022. Assim, o time marroquino resiste como último africano na Copa e vai em busca da 1ª semifinal da história do continente.
A classificação de Marrocos
A vitória marroquina na fase de oitavas de final significa que o time africano está nas quartas de final pela 1ª vez na sua história. A Seleção já tinha alcançado as oitavas em 1986, quando caiu para a Alemanha naquela fase. Agora, o time voltou ao mata-mata, venceu sua 1ª disputa de pênaltis em mundiais e garantiu a vaga.
Há quatro anos, a vaga nas oitavas parecia bem próxima, mas um gol da própria Espanha nos acréscimos empatou o jogo em 2×2 e impediu a classificação marroquina nos acréscimos. Assim, a vaga ao mata-mata teve que esperar mais quatro anos, mas agora chegou com tudo.
A África na Copa
Com esse resultado, Marrocos se consolidou como última seleção africana na disputa deste Mundial. Antes, Gana e Senegal haviam se despedido justamente nesta fase de oitavas de final. Então, Marrocos vai enfrentar o vencedor de Portugal x Suíça em busca de uma vaga inédita para um africano na fase de semifinal.
Até hoje, as melhores campanhas africanas pararam nas quartas: Camarões (pra a Inglaterra em 1990), Senegal (para a Turquia em 2002) e Gana (para o Uruguai em 2010). Além de América do Sul e Europa, que têm todos os títulos do Mundial, América do Norte (EUA em 1930) e Ásia (Coreia do Sul em 2002) também já foram às semifinais da Copa.
EMOCIONANTE, HISTÓRICO E INESQUECÍVEL!
Você PRECISA assistir à festa da classificação de Marrocos! 🇲🇦🤩
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 6, 2022