Bombando

Maior artilheiro de uma edição de Copa do Mundo, Just Fontaine morre aos 89 anos

Francês fez 13 gols no Mundial de 1958 Morreu nesta quarta-feira (1º), o maior artilheiro de uma única edição da […]

Atacante Just Fontaine marca gol na decisão de terceiro lugar da Copa do Mundo de 1958

Divulgação/Fifa

Francês fez 13 gols no Mundial de 1958

Morreu nesta quarta-feira (1º), o maior artilheiro de uma única edição da Copa do Mundo, Just Fontaine. Aos 89 anos, o francês foi o grande artilheiro do Mundial de 1958, na Suécia, com 13 gols em apenas seis partidas. Aquele foi a única Copa do Mundo da carreira do ex-jogador.

A morte de Just Fontaine

A notícia da morte do ex-atacante francês veio a público na manhã desta quarta-feira, noticiada pelo jornal L’Equipe. Aos 89 anos, Just Fontaine foi um dos maiores nomes do futebol internacional nos anos 1950, com grande destaque nos clubes e na Seleção Francesa.

O ex-centroavante nasceu no Marrocos, quando o país africano ainda era um protetorado francês. Ele era filho de pai francês e mãe espanhola. Agora, após sua morte, apenas três jogadores daquele time francês de 1958 seguem vivos: Dominique Colonna, Robert Mouynet e Bernard Chiarelli.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, falou sobre a morte do ídolo. “É com grande tristeza que sabemos da morte de Just Fontaine. Just foi um ícone para o jogo e sua performance memorável em 1958 construiu seu legado como um fos maiores jogadores da Copa do Mundo em todos os tempos. Marcar 13 gols em apenas uma Copa do Mundo, até hoje, é algo que nunca foi alcançado”.

O italiano continuou: “A marca que ele conseguiu no futebol mundial será sepre lembrada e o recorde, bem possivelmente, nunca superado. Minhas condolências mais profundas estão com os amados de Just neste momento difícil. Decanse em paz”.

A carreira

Just Fontaine fez sua base no AS Marrakech e também se profissionalizou no Marrocos, pelo USM Casablanca, no início dos anos 1950. Ele se destacou logo nos primeiros anos de carreira pelo alto número de gols marcados, atraindo a atenção do futebol francês.

Assim, ele defendeu o Nice e o Reims, com mais de 200 gols marcados em apenas nove temporadas no futebol europeu. Ainda assim, ele só recebeu espaço na Seleção Francesa em uma edição da Copa do Mundo. Em 1958, foram 13 gols em seis jogos. Naquela edição do Mundial, os franceses ficaram na terceira colocação.

Ao todo, foram 21 jogos e 31 gols pelos Les Bleus. Depois de pendurar as chuteiras, por uma série de lesões, ele também teve uma carreira como treinador, passando por Luçon, PSG e Toulouse, além de também treinar as seleções da França e do Marrocos. Em campo, ele foi tetracampeão francês, campeão marroquino e vice da Champions League.

Atacante Just Fontaine, artilheiro da Copa do Mundo de 1958
Divulgação/Fifa
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer