Bombando

Jaqueline Mourão estreia e se torna 1ª brasileira em 8 Olimpíadas

A ciclista, esquiadora e biatleta Jaqueline Mourão entrou de vez na história do esporte brasileiro nesta terça-feira. Aos 46 anos, […]

Jaqueline Mourão

Divulgação/Time Brasil

A ciclista, esquiadora e biatleta Jaqueline Mourão entrou de vez na história do esporte brasileiro nesta terça-feira. Aos 46 anos, ela participou de uma prova do esqui cross-country e, assim, se tornou a primeira pessoa do Brasil a disputar oito edições dos Jogos Olímpicos.

Mineira, Jaqueline começou sua carreira olímpica em Atenas-2004, sendo, ainda hoje, a única mulher brasileira a disputar uma prova olímpica de ciclismo mountain bike, feito que repetiu em Pequim-2008 e Tóquio-2020.

Mas ela também é a única brasileira a disputar tanto os Jogos de Verão, quanto os de Inverno. Nas edições geladas, ela participou de Torino-2006, Vancouver-2010, Sochi-2014, PyeongChang-2018 e, agora, Pequim-2022. Em todos esses anos, ela participou de disputas no esqui cross-country, mas, em 2014, ela também disputou o biatlo, categoria que une cross-county e tiro.

Assim, com essa estreia, Jaqueline Mourão ultrapassa a futebolista Formiga, o velejador Robert Scheidt e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. Isso porque todos esses participaram de “apenas” sete edições dos jogos – todos em edições de verão.

Depois da disputa, Mourão falou ao SporTV. ““O frio na barriga é o mesmo dos primeiros Jogos Olímpicos, a vontade de fazer história para o meu país é enorme. Estar aqui com todo esse cenário, passando por uma classificatória difícil, todos os procedimentos por conta da covid, pandemia… Na linha de largada, tudo se concretizou. O meu caminho foi diferenciado, exigente, Jogos de Verão, de Inverno, três modalidades”.

Jaqueline Mourão em Pequim

Na prova desta terça-feira, Jaqueline Mourão disputou a classificatória feminina da modalidade sprint do esqui cross-country. A prova, iniciada às 5h, no horário de Brasília, terminou com a brasileira na 84ª posição, com um tempo de 4:05.60 – apenas os 30 primeiros se classificavam para a segunda etapa, com o corte tendo ficado em 3:24.13. Além disso, outra brasileira na disputa a estreante Eduarda Ribeira foi a 88ª, com 4:14.53.

 

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer