Dupla vai para o segundo ano na equipe estadunidense
A Haas anunciou a sua dupla para a temporada 2024 da Fórmula 1 nesta quinta-feira (24). Assim, o alemão Nico Hülkenberg e o dinamarquês Kevin Magnussen chegam para o GP dos Países Baixos já com um novo contrato oficializado para o próximo ano.
BREAKING: Kevin Magnussen and Nico Hulkenberg re-sign with Haas for the 2024 season!#F1 @HaasF1Team pic.twitter.com/M3ZNID7Y1N
— Formula 1 (@F1) August 24, 2023
A dupla da Haas para 2024
O anúncio da renovação, na manhã da quinta, pegou o mundo do automobilismo de surpresa. Ele aconteceu no último dia antes do fim de semana do GP dos Países Baixos. A prova neerlandesa fecha o período de férias, que costuma ser agitado por anúncios e especulações, mas foi relativamente morno nesta temporada.
Além disso, a operação também causou surpresa pela antecedência. A Haas costuma ser uma das últimas equipes a se posicionar sobre a sua dupla do ano seguinte. O próprio Hülkenberg só teve a contratação anunciada às vésperas do último fim de semana da temporada passada.
Chefe da equipe estadunidense, o italiano Günther Steiner explicou a decisão e comemorou a renovação com a dupla. “Eu acho que é seguro dizer que nós temos tido uma dupla de pilotos extremamente sólidos nesta temporada na Fórmula 1 e, definitivamente, não havia razão para pensar em mexer no que está avançando”.
Atual 14º no mundial de pilotos, Nico Hülkenberg comemorou a renovação com a Haas. “É bom resolver as coisas cedo para manter o foco em correr e melhorar a performance. Eu fico feliz em fazer parte do time e compartilhar a paixão de Gene (Haas, dono da equipe) e Günther (Steiner). Nós estamos competindo em um meio de tabela muito apertado e eu pretendo continuar trabalhando no que já fizemos juntos até agora e seguirá para 2024”.
Quatro positções abaixo do companheiro de equipe, Kevin Magnussen também falou sobre a renovação. “Estou obviamente muito feliz em ver meu relacionamento com a Haas extendida de novo. Meu retorno em 2022 foi inesperado, mas cheia de momentos de destaque e, mesmo que essa temporada não esteja sendo como a gente vinha esperando, nós conseguimos pontos e mostramos potencial no pacote que temos”.
Haas, Magnussen e Hülkenberg
Nesta temporada, a Haas conseguiu chegar na zona de pontuação em apenas quatro oportunidades, sendo duas com cada piloto. Hülkenberg foi 7º colocado no GP da Austrália e 6º na Sprint da Áustria. Hulkenberg, por sua vez, foi 10º na Arábia Saudita e em Miami. Com isso, a equipe soma 11 pontos e ocupa a 8ª colocação do campeonato de construtores.
Para o alemão, esta é a temporada de estreia na Haas, após três anos fora do grid. Nico tem 36 anos e já passou por Williams, Sauber, Force India e Renault, além de corridas pontuais na Racing Point e na Aston Martin. Com a renovação, ele vai para a 11ª temporada completa na Fórmula 1. Ele soma 196 GPs, mas também tem o recorde de piloto com mais corridas sem nenhum pódio conquistado na categoria.
O dinamarquês, por outro lado, já tem história na equipe. Depois de uma temporada na McLaren (2014) e uma na Renault (2016), Kevin chegou à Haas em 2017 e seguiu na equipe até 2020. Após um ano longe da categoria, ele retornou à escuderia no ano passado. Magnussen tem 30 anos e soma 154 corridas na F1, com um pódio ainda na estreia, e uma pole position, no última GP de São Paulo.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje