Última colocada no último Mundial de Fórmula 1, a equipe estadunidense Haas foi a primeira a divulgar as imagens do carro para 2022. Nessa temporada, a categoria passa a adotar um novo regulamento, que também traz algumas mudanças no visual dos carros. Assim, a Haas não é apenas o primeiro modelo conhecido para este ano. Mas, também, a equipe é a primeira a revelar um carro em toda uma nova geração da maior categoria do automobilismo.
O novo monoposto da Haas mantém as cores vermelho, azul e branco, referentes à bandeira russa e à Uralkali, empresa do país euroasiático, que é a principal patrocinadora da equipe. A empresa, inclusive, pertence a Dmitry Mazepin, pai do piloto Nikita Mazepin, que comandará um dos monopostos da Haas. Ao seu lado, Mazepin terá outro filho importante, Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher. Assim, Nikita e Mick vão para seu segundo ano na equipe.
Mas, além dos dois, a Haas também tem um representante brasileiro que segue na equipe: o piloto de testes Pietro Fittipaldi. Reserva do time, o neto do bicampeão Emerson Fittipaldi foi o último brasileiro a correr na Fórmula 1. Isso porque ele participou de duas etapas no fim de 2020, em substituição a Romain Grosjean, que tinha sofrido um grave acidente.
Projeção para a Haas na Fórmula 1
Mirando a nova temporada, o chefe da equipe, Gunther Steiner mostrou otimismo. “Todos nós sabemos do que a equipe é capaz, provamos isso no passado, e com este novo carro, nascido de um conjunto completamente novo de regulamentos, estou confiante de que podemos mostrar mais uma vez que podemos competir. Agora vem a parte divertida, de colocar o novo carro no circuito e ajustar todos os elementos. Estou confiante de que 2022 nos trará de volta ao certame”.
Launching the new era of Formula 1 cars 🙌
Proudly presenting the #VF22 #HaasF1 #FWD2022 pic.twitter.com/JvK9YoJjbb
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) February 4, 2022