Bombando

Ford na Fórmula 1: Montadora voltará à F1 após mais de 20 anos

Notícia foi recebida com ânimo pelos fãs do esporte, já que montadora é uma das grandes marcas do automobilismo mundial […]

Ford na Fórmula 1: Montadora voltará à F1 após mais de 20 anos

Foto: Divulgação/F1

Notícia foi recebida com ânimo pelos fãs do esporte, já que montadora é uma das grandes marcas do automobilismo mundial

Uma notícia que animou bastante os fãs do automobilismo: a Ford na Fórmula 1 é real. A parceria será reestabelecida após mais de 20 anos longe das pistas da maior categoria automobilística do planeta. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3), pela F1 e pela própria Ford.

O acordo para a entrada da Ford na Fórmula 1 passa a valer a partir de 2026, quando a montadora estadunidense passará a fornecer os motores da Red Bull Racing (RBR) e AlphaTauri. O acordo é válido, pelo menos, até o fim da temporada de 2030 da F1.

Protagonista de grandes momentos na categoria com seus motores, a Ford retornará após mais de 20 anos longe. Isso porque sua última vez fornecendo o “coração do carro” à uma montadora da F1 aconteceu em 2004, com a Jordan.

A Red Bull Racing, atual campeã da F1. receberá os motores da Ford na Fórmula 1, junto com a Alpha Tauri. Foto: Divulação/Oracle Red Bull Racing

Ford na Fórmula 1 é a retomada de parceria de sucesso

Os grandes executivos da Fórmula 1 e da própria Ford comemoraram bastante o acordo. Ambos falaram com bastante entusiasmo sobre o impacto positivo no esporte, além da escrita de uma nova história dessa parceria.

“A notícia de que a Ford estará na Fórmula 1 a partir de 2026 é muito boa para o esporte. Nós estamos ansiosos para vê-los se unindo aos incríveis parceiros automobilísticos que já estão na Fórmula 1”, disse Stefano Domenicali, direto executivo da F1.

“É o começo de um novo e emocionante capítulo na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô, Henry Ford, ganhou uma corrida que ajudou a lançar nossa companhia”, afirmou Bill Ford, atual presidente executivo da montadora.

A Ford na Fórmula 1 detém o 3º lugar entre fornecedoras de motor com mais títulos. Foram 13 com pilotos e 10 por equipes.

Além disso, também esteve presente com amplo domínio entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1980, além de também ter certo protagonismo até sua saída.

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer