Bombando

Vôlei: Sob comando de Fofão, Brasil larga no Sul-Americano Sub-17

Torneio será o primeiro com Fofão como treinadora A base do vôlei brasileiro terá um novo desafio nesta semana. O […]

Treinadora Fofão, da Seleção Brasileira de Vôlei Sub-17, em treino em Saquarema

Maurício Val/FV Imagens/CBV

Torneio será o primeiro com Fofão como treinadora

A base do vôlei brasileiro terá um novo desafio nesta semana. O Sul-Americano Feminino Sub-17 começa nesta quarta-feira (27) e marca a estreia não só da campeão olímpica Fofão como nova treinadora, mas também da categoria sub-17 como um todo, já que será o primeiro torneio nessa idade para a Seleção Brasileira.

Fofão na Seleção Sub-17

A contratação de Fofão para o comando do time sub-17 foi anunciada ainda em fevereiro. Agora, seis meses depois, ela vai estar na frente da Seleção Brasileira pela primeira vez para um torneio oficial. Nesse meio tempo, ela chegou a trabalhar com o grupo em treinamentos no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema-RJ.

Ao longo do processo de preparação para o torneio, que começou ainda em maio, 56 atletas participaram dos trabalhos, que foram divididos em seis blocos de treinamento em Saquarema e mais um em um intercâmbio em Campo Verde-MT. Fofão falou sobre esse processo de preparação do grupo brasileiro.

“Formamos uma seleção a partir de um grupo grande, reunimos informações, fizemos observações em competições, tudo isso nos deu embasamento para formar a equipe. Um trabalho minucioso para podermos escolher as que achávamos as mais prontas para estarem aqui. É uma equipe muito jovem, mas que mostrou evolução ao longo do período que estivemos juntos”.

A treinadora novata também falou sobre a expectativa pela estreia. “A gente começa a visualizar o que pretendemos realizar em quadra, então a ansiedade chega, mas está sob controle. É um sentimento diferente de quando eu ia entrar em quadra. Agora eu preparei um time inteiro para jogar, crio um pouco de expectativa sobre o que trabalhamos. Fica aquele questionamento se vai funcionar ou não, os detalhes da reta final começam a aparecer. Jogar era mais fácil”.

Fofão, treinadora da Seleção Sub-17 Feminina de Vôlei
Divulgação/CBV

O Sul-Americano Sub-17

A jornada da Seleção Brasileira nesta primeira edição de Sul-Americano Sub-17 começa às 20h desta quarta-feira (27), contra o Chile. Nos dois dias seguintes, o Brasil joga às 18h, contra Equador e Colômbia, respectivamente. Esses jogos valem pelo grupo B. Os dois primeiros colocados de cada chave vão às semifinal e as três seleções do pódio garantem vaga no Mundial do ano que vem.

O torneio tem a participação de sete seleções. No outro grupo, Argentina, Bolívia e Peru também buscam vagas no mata-mata. Fofão avaliou o torneio. “Os adversários mais complicados estão na outra chave, que são Peru e Argentina, então nossa responsabilidade é sair em primeiro no nosso grupo. Temos que entrar com seriedade contra qualquer equipe, quero que o nosso time entre forte em todos os jogos seja qual for o adversário”.

A seleção feminina sub-17 disputa o Sul-Americano em Lima com as opostas Heloísa e Vallentina; as levantadoras Maria Eduarda e Mariana Silva; as centrais Kamilla, Maria Luiza, Mari Cortês e Mariana Gaviolle; as ponteiras Eduarda Zeni, Gabrielly, Laura e Mayara Seles; e as líberos Júlia e Sophia.

Jogadoras da Seleção Brasileira Sub-17 de Vôlei em treino em julho de 2023
Divulgação/CBV

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer