Brasileiro venceu Ethan Ewing na final
A tempestade brasileira tem mais um título na elite mundial do surfe. Neste sábado (9), o paulista Filipe Toledo repetiu o que já tinha feito em 2022 e garantiu o título da World Surf League (WSL). Essa é a sétima conquista do país nas nove últimas temporadas da liga e ele se torna o primeiro brasileiro a conseguir um bicampeonato em sequência.
ESSA PODE SER A ONDA DO TÍTULO PARA O FILIPE TOLEDO!!!! pic.twitter.com/VF2zMh6WcS
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) September 9, 2023
O título de Filipe Toledo
Na final, o brasileiro superou o australiano Ethan Ewing, que eliminou o brasileiro João Chianca e o estadunidense Griffin Colapinto antes de enfrentar Filipinho na decisão. Toledo liderou a fase inicial do torneio e, assim, entrou direto na final.
Na primeira bateria, o Filipe Toledo encaixou um aéreo logo no início e, depois, acertou a maior nota da final: 8,97. Assim, ele venceu a bateria por 17,97 a 17,23 e levou a vantagem para a segunda bateria. As primeiras ondas demoraram a aparecer, mas o brasileiro abriu vantagem quando elas chegaram e confirmou o título com um 14,27 a 12,37.
A WSL
Além do título de Filipe Toledo, as ondas californianas deste sábado também definiram a campeã do torneio feminino. Sem brasileiros nas finais, a estadunidense Caroline Marks venceu a havaiana Carissa Moore, pentacampeã do torneio, para garantir seu título inédito.
Com mais essa conquista de Filipinho, o Brasil chega a cinco títulos seguidos na WSL, sendo sete das últimas nove temporadas. A sequência começou em 2014, com Gabriel Medina, seguido por Mineirinho no ano seguinte. Após dois títulos dos EUA, o Brasil voltou a ganhar em 2018, com Medina; 2019, com Ítalo Ferreira; 2021, com Gabriel Medina; e 2022 e 2023 com Filipe Toledo.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje