Bombando

Brasileiro Filipe Toledo é bicampeão mundial de surfe

Brasileiro venceu Ethan Ewing na final A tempestade brasileira tem mais um título na elite mundial do surfe. Neste sábado […]

Surfista Filipe Toledo em etapa da WSL 2023

Divulgação/WSL

Brasileiro venceu Ethan Ewing na final

A tempestade brasileira tem mais um título na elite mundial do surfe. Neste sábado (9), o paulista Filipe Toledo repetiu o que já tinha feito em 2022 e garantiu o título da World Surf League (WSL). Essa é a sétima conquista do país nas nove últimas temporadas da liga e ele se torna o primeiro brasileiro a conseguir um bicampeonato em sequência.

O título de Filipe Toledo

Na final, o brasileiro superou o australiano Ethan Ewing, que eliminou o brasileiro João Chianca e o estadunidense Griffin Colapinto antes de enfrentar Filipinho na decisão. Toledo liderou a fase inicial do torneio e, assim, entrou direto na final.

Na primeira bateria, o Filipe Toledo encaixou um aéreo logo no início e, depois, acertou a maior nota da final: 8,97. Assim, ele venceu a bateria por 17,97 a 17,23 e levou a vantagem para a segunda bateria. As primeiras ondas demoraram a aparecer, mas o brasileiro abriu vantagem quando elas chegaram e confirmou o título com um 14,27 a 12,37.

Surfista Filipe Toledo em etapa da WSL 2023
Divulgação/WSL

A WSL

Além do título de Filipe Toledo, as ondas californianas deste sábado também definiram a campeã do torneio feminino. Sem brasileiros nas finais, a estadunidense Caroline Marks venceu a havaiana Carissa Moore, pentacampeã do torneio, para garantir seu título inédito.

Com mais essa conquista de Filipinho, o Brasil chega a cinco títulos seguidos na WSL, sendo sete das últimas nove temporadas. A sequência começou em 2014, com Gabriel Medina, seguido por Mineirinho no ano seguinte. Após dois títulos dos EUA, o Brasil voltou a ganhar em 2018, com Medina; 2019, com Ítalo Ferreira; 2021, com Gabriel Medina; e 2022 e 2023 com Filipe Toledo.

Surfista Filipe Toledo com taça da WSL 2022
Divulgação/WSL

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

2

Bombando

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

3

Bombando

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Bombando

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

5

Bombando

Atleta paralímpico paraibano entra para Livro dos Recordes com marca nos 100m rasos