Brasileiro substituirá Lance Stroll no TL1
O piloto brasileiro Felipe Drugovich vai voltar a pilotar um carro de Fórmula 1 nesta sexta-feira (1). O atual campeão da F2 foi confirmado pela Aston Martin na condução do carro de Lance Stroll na primeira sessão de treinos livres do GP da Itália, em Monza.
AMF1 Team is pleased to announce that Test & Reserve Driver @FelipeDrugovich will be behind the wheel of the #AMR23 in FP1 at the #ItalianGP later this week – the next stage in Felipe’s Driver Development Programme.
Tap below to find out more.
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) August 29, 2023
Felipe Drugovich no GP da Itália
Segundo o regulamento da Fórmula 1, todas as equipes precisam ceder dois treinos livres a pilotos novatos a cada temporada. No GP dos Países Baixos, por exemplo, a Ferrari deu espaço para o russo-israelita Robert Shwartzman no lugar de Carlos Sainz Jr. para o TL1.
Essa é a primeira oportunidade de Felipe Drugovich em um treino livre na temporada, mas não será a sua estreia no AMR23. Isso porque o brasileiro já substituiu Lance Stroll nos testes de pré-temporada, enquanto o canadense se recuperava de uma cirurgia, após sofrer fraturas em um acidente de bicicleta.
Drugo comemorou a oportunidade. “Mal posso esperar para estar novamente no AMR23. O carro pareceu ótimo quando pilotei nos testes de pré-temporada e vai ser fascinante ver como ele melhorou desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se relaciona com a experiência verdadeira também vai ser super valioso para mim”.
Ele continuou. “É uma oportunidade fantástica para mim podem demonstrar o que eu tenho aprendido no programa de testes. Desde o Bahrein, eu fiz muito mais quilômetros em um carro de Fórmula 1, então eu tenho um entrendimento ainda melhor de como eu posso oferecer um feedback valioso para o time”.
A Aston Martin ainda terá que ceder mais um treino livre a algum piloto de fora da categoria, dessa vez no carro de Fernando Alonso. Mas ainda não há confirmação de quando isso acontecerá, ou, mesmo, se o nome escolhido será novamente o de Felipe Drugovich.
Felipe Drugovich na Aston Martin
A oportunidade de voltar a correr no GP da Itália é especial para o brasileiro. Afinal, foi lá em Monza, há um ano, que ele garantiu o título da Fórmula 2 com três rodadas de antecedência. E foi justamente a boa campanha na categoria de acesso que lhe rendeu a vaga na Aston Martin.
Felipe Drugovich foi anunciado como piloto reserva, de testes e de desenvolvimento da Aston Martin apenas dois dias depois de garantir o título, em setembro de 2022. Desde então, ele vem participando de vários trabalhos com a equipe. Para 2024, o piloto é considerado favorito por uma vaga na Maserati, na Fórmula E, e candidato a um lugar na Sauber, na Fórmula 1.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje