Bombando

Fórmula 1 estreia novo formato para as corridas Sprint neste fim de semana; entenda como vai funcionar

Sprints serão “independentes” a partir do GP de Baku Neste fim de semana, a Fórmula 1 estreia um novo formato das Sprints. […]

Novo formato das Sprints da F1: Carros da Fórmula 1 largam na corrida Sprint do GP da Inglaterra 2022, em Silverstone

Divulgação/Fórmula 1

Sprints serão “independentes” a partir do GP de Baku

Neste fim de semana, a Fórmula 1 estreia um novo formato das Sprints. As corridas mais curtas, que acontecem aos sábados, foram ampliadas de 3 para 6 edições nesta temporada, e terão um formato inédito, sem interferir na corrida de domingo.

O novo formato das Sprints

A novidade foi aprovada por unanimidade pelas equipes nesta terça-feira (25). Agora, o novo formato das Sprints não define mais o grid de largada da prova principal, no domingo, o que é esperado como um incentivo a mais para as equipes se arriscarem pelos pontos, gerando provas mais animadas aos sábados.

Assim, o fim de semana começa na sexta, com o 1º treino livre, seguido pela classificação, que definirá o grid de largada da prova do domingo. Depois, no sábado, o dia será inteiro dedicado à Sprint, primeiro com o “Sprint Shootout”, a classificação para a prova, seguida pelos 100km da Sprint. O GP acontece no domingo.

Sem definir o grid de largada do domingo, a corrida Sprint passa a valer apenas a pontuação, na mesma distribuição que já acontecia desde o ano passado: 8 pontos para o vencedor, 7 para o 2º, 6 para o 3º e assim por diante até o 8º colocado.

A ordem de largada dessa prova será definida nesse novo formato das Sprints Shootouts, que substituem o 2º treino livre. A sessão será mais curta que a classificação do sábado: o Q1 dura 12 minutos, o Q2 dura 10 e o Q3 dura 8. Nas 2 primeiras, todos os carros terão que usar pneus médios, enquanto os jogos macios serão obrigatórios na última parte.

Além da estreia no fim de semana GP do Azerbaijão, neste sábado (29), este novo formato das Sprints também será usado nos outros 5 fins de semana que têm Sprints marcadas: Áustria (01/07), Bélgica (29/07), Catar (7/10), EUA (21/10) e São Paulo (4/11).

Horários do GP do Azerbaijão

Assim, com o novo formato das Sprints e a corrida principal no domingo, o fim de semana da Fórmula 1 é promissor em Baku. O circuito nas ruas histórias da capital do Azerbaijão será palco de um grande prêmio pela 7ª vez e já chega consolidado como uma das grandes pistas da temporada.

Mas nenhum piloto conseguiu vencer 2 vezes na cidade, feito que Max Verstappen, Sergio Pérez, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas podem tentar alcançar neste ano. Os 2 primeiros, inclusive, são os favoritos, em meio ao bom momento da equipe Red Bull Racing neste início de ano.

A classificação, a Sprint e o GP do Azerbaijão serão transmitidos na Band, enquanto o Bandsports terá o único treino livre e a classificação da Sprint. Todos os eventos também serão transmitidos pela F1TV, no streaming da categoria.

Novo formato das Sprints: Carro da Aston Martin na curva do castelo, em Baku, no GP do Azerbaijão, em 2022
Ruas históricas de Baku será o 1º palco do novo formato das Sprints – Divulgação/Fórmula 1
  • Sexta-feira (28) às 6h30 – Treino Livre
  • Sexta-feira (28) às 10h – Classificação para o GP
  • Sábado (29) às 5h30 – Sprint Shootout (classificação para a Sprint)
  • Sábado (20) às 10h30 – Sprint
  • Domingo (30) às 8h – GP do Azerbaijão

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer