F1

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

Equipe francesa comunicou a saída de dois líderes técnicos O primeiro GP de F1 do ano foi dramático para a […]

Carro da Alpine para a F1 2024

Foto: Reprodução/BWT Alpine F1 Team

Equipe francesa comunicou a saída de dois líderes técnicos

O primeiro GP de F1 do ano foi dramático para a Alpine. No Bahrein, Esteban Ocon e Pierre Gasly largaram entre os últimos e foram, respectivamente, os 17° e 18° colocados, e o resultado deixou a equipe em último lugar no campeonato de construtores.

LEIA MAIS: Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

“Após um período de resultados decepcionantes no Campeonato Mundial de Fórmula 1”, a equipe francesa anunciou uma reformulação técnica nesta segunda-feira (3). As mudanças iniciaram logo após o circuito de abertura da temporada, quando diretor técnico Matt Harman e o chefe de aerodinâmica Dirk de Beer pediram demissão.

Por isso, Alpine substituiu a opção por um único diretor técnico para a divisão em três cargos técnicos: desempenho, engenharia e aerodinâmica. A partir da mudança, Joe Burnell assume o setor de engenharia, David Wheater dirige a aerodinâmica e Ciaron Pilbeam ficará responsável pelo setor de desempenho da equipe comandada por Bruno Famin.

Alpine na F1 2023

No último ano, no mundial de pilotos, Gasly concluiu em 11° com 62 pontos, enquanto Ocon, com 58, ficou na posição abaixo. No mundial de construtores caiu duas posições em relação a 2022 e terminou no 6° lugar com 120 pontos somados na temporada.

Nota da Alpine na íntegra

“BWT Alpine F1 Team anuncia mudanças organizacionais em suas equipes técnicas

A BWT Alpine F1 Team apresenta hoje uma série de mudanças organizacionais em suas equipes técnicas, onde adotará uma nova abordagem de três pilares. A equipa criou três funções técnicas especializadas: Diretor Técnico (Desempenho), Diretor Técnico (Aerodinâmica) e Diretor Técnico (Engenharia), substituindo a estrutura anterior de um Diretor Técnico singular.

A decisão surge após um período de resultados decepcionantes no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, onde a equipe caiu do quarto lugar no Campeonato de 2022 para o sexto lugar em 2023, falhando vários objectivos importantes nas suas ambições de chegar à frente no grip.

A equipe anuncia Joe Burnell como Diretor Técnico (Engenharia), David Wheater como Diretor Técnico (Aerodinâmica) e Ciaron Pilbeam como Diretor Técnico (Desempenho). Os três trabalharão em estreita colaboração e se reportarão ao chefe da equipe Bruno Famin, com efeito imediato. Do lado da unidade de potência, a equipe técnica em Viry é liderada pelo Diretor Técnico (Unidade de Potência) Eric Meignan, que continua a trabalhar no projeto PU 2026. A equipe também pode confirmar o início dos mandatos dos diretores de operações John Woods em Enstone e Audrey Vastroux em Viry-Chatillon para continuar o desenvolvimento das fábricas por trás do projeto da Fórmula 1.

O diretor técnico da equipe BWT Alpine F1, Matt Harman, e o chefe de aerodinâmica, Dirk de Beer, optaram por deixar a equipe em busca de novos desafios. A equipe agradece a Matt e Dirk por seus esforços na equipe e deseja-lhes o melhor em seus empreendimentos futuros.”

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

2

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

3

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

4

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer

5

Bombando

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes