
Divulgação/Jogos Olímpicos
A 24ª Olimpíada de Inverno está oficialmente aberta. Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, Pequim se tornou a primeira cidade a sediar tanto os Jogos de Verão (em 2008) como a edição de Inverno. A cerimônia de abertura, inclusive, aconteceu no Ninho do Pássaro, que também foi o estádio de Pequim-2008.
Com uma proposta de um evento simples, sem apresentação de cantores ou dançarinos profissionais, o evento teve um grande show de luzes e participação exclusiva de cidadãos comuns. A cerimônia de abertura durou pouco mais de duas horas, encurtada, em partes, pela situação sanitária imposta pela Covid-10. Mas contou com todos os protocolos, como o desfile das 91 delegações, o juramento olímpico e o acendimento da pira.
Dessa vez, a abertura da Olimpíada da Inverno teve o floco de neve como fio condutor da sua narrativa. Assim, cada delegação entrou com um floco com o nome do país. Ao fim, todos esses flocos se juntaram para formar a pira olímpica, também em formato de floco de neve. Ela ainda voou pelo estádio em um espetáculo de luzes antes de ser acesa.
Nesta edição, para diminuir a emissão de carbono, a pira é bem menor que as tradicionais, com o fogo centrado em uma tocha. A pira foi acesa pela dupla Dinigeer Yilamujiang e Jiawen Zhao.
Os Jogos Olímpicos de 2022 foram abertos com a presença de grandes lideranças, como os presidentes do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e da China, Xi Jinping, e do secretário-geral da ONU, António Guterres. Mas as competições da Olimpíada de Inverno já começaram há dois dias e vão até 20 de fevereiro, quando acontece a cerimônia de encerramento.
Brasil na Abertura da Olimpíada de Inverno
No desfile dos atletas, o Brasil foi uma das delegações que optou por levar apenas os seus porta-bandeiras. Assim, mesmo com 11 atletas representando o verde-amarelo em Pequim, apenas Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti representaram os atletas no desfile. Mas eles estiveram acompanhados por Anders Pettersson, chefe de missão do Time Brasil, e Andrea Leibovitch, gestora esportiva do COB.