Nadal não joga desde janeiro
Fora das quadras desde o Australian Open deste ano, Rafael Nadal já tem data marcada para retornar ao tênis. Nesta sexta-feira (1º), o espanhol anunciou que participará do ATP 250 de Brisbane, torneio que abre a temporada 2024 no tênis profissional. Aos 37 anos, o 2º maior campeão da história dos Grand Slams fez apenas quatro jogos nesta temporada e deve ir para seu último ano no circuito.
🎧👀💪🏻😉 pic.twitter.com/iH7NvsQGMT
— Rafa Nadal (@RafaelNadal) December 1, 2023
O retorno de Rafael Nadal
Após um ano fora das competições, o futuro da carreira de Rafael Nadal foi alvo de especulações. Convivendo com lesões há algum tempo, o espanhol teve um ano de tratamentos físicos e, agora, encerrou de vez os boatos sobre uma possível aposentadoria. No vídeo do anúncio do retorno, ele lembrou de uma fala sua nesse meio-tempo, garantindo que voltaria às quadras.
“Não acho que eu mereça terminar assim. Me esforcei o suficiente em toda a minha carreira esportiva para que o final fosse em uma entrevista coletiva. Vou trabalhar duro e encerrar minha carreira do jeito certo”. A partir daí, ele confirmou o retorno: “Depois de um ano fora das competições, chegou o momento de voltar. Será em Brisbane, na 1ª semana de janeiro. Nos vemos lá”.
Assim, Rafael Nadal volta às quadras entre 31 de dezembro e 8 de janeiro, na Austrália. Este será o 1º ATP 250 em Brisbane desde 2019. A versão anterior do torneio já rendeu títulos para nomes como Andy Murray e Roger Federer, mas Nadal nunca chegou à final.
A competição faz parte da Australian Open Series, que é uma série de torneios no país oceânico logo nas primeiras semanas do ano, como preparação para o Aberto da Austrália, o 1º Grand Slam do ano, que acontece entre os dias 14 e 28 de janeiro. Rafael Nadal venceu o torneio em 2009 e 2022 e voltará a participar nesta próxima edição.
Rafael Nadal
Multicampeão, Rafael Nadal tem 37 anos e é considerado um dos maiores tenistas da história. Ele soma 14 títulos em Roland Garros, quatro no US Open e dois no Australian Open e em Wimbledon, totalizando 22 Grand Slams. Apenas Novak Djokovic tem mais conquistas. Além disso, o espanhol é bicampeão olímpico (simples em 2008 e duplas em 2016) e pentacampeão da Copa Davis.
A carreira profissional de Nadal começou em 2001, em um retrospecto de 1068 vitórias e 220 derrotas, com 92 títulos em simples, além de outros 11 em duplas. Mas a temporada 2023 terminou cedo demais para ele: apenas dois jogos na United Cup e outros dois no Australian Open. Foram três derrotas e apenas uma vitória, antes de uma grave lesão. Depois, ele passou por uma cirurgia em junho.
Assim, sem jogar há um ano, Rafael Nadal despencou no ranking da ATP. Com 209 semanas (quase 4 anos) como melhor tenista do mundo, ele deixou o top-10 em março, após 921 semanas consecutivas (desde 2005). E a ausência de pontos pesou muito: hoje, ele ocupa a posição #663 – seu pior ranking desde abril de 2002, quando tinha apenas 15 anos.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje