Ao todo, já são pelo menos nove medalhas para o Brasil no boxe
O boxe brasileiro segue com todo o fogo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta terça-feira (24), foram mais seis vitórias nas quartas de final, garantindo pódios e vagas nas semifinais para o paulista Abner Teixeira, a pernambucana Caroline Teixeira, o paraense Michael Trindade e as baianas Tatiana Chagas, Bárbara dos Santos e Viviane Pereira (foto).
As lutas
A tarde nos ringues já começou com uma vitória incontestável. Abner Teixeira não tomou conhecimento do mexicano Javier de la Cruz e conseguiu uma vitória unânime, com direito a cinco 10-8 nas avaliações dos juízes. Com isso, o paulista já está com pódio garantido nos +92kg, igualando a campanha em Lima 2019.
ABNER ESTÁ NA SEMIFINAL 🥊🇧🇷
Abner Teixeira (+92Kg) faz grande luta e avança de fase em Santiago 2023!
O boxeador vence Javier Hernandez 🇲🇽 por decisão unânime para se aproximar de uma uma medalha pan-americana.
O brabo tem nome! 💪 pic.twitter.com/XODjsy9Njv
— Time Brasil (@timebrasil) October 24, 2023
Depois, foi a vez da pernambucana Caroline “Naka” Almeida confirmar o pódio nos 50kg. A pugilista enfrentou a panamenha Yuliett Hinestroza Asprilla e controlou a luta para uma vitória unânime. A vitória da baiana Tatiana Chagas nos 54kg também foi unânime. Intensa em toda a luta, ela venceu a equatoriana Helen Sanchez.
O Brasil também conseguiu a vitória unânime nos 66kg femininos, com a baiana Bárbara dos Santos passando bem em todos os assaltos para vencer a dominicana Maria Moronta. E também foi para a Bahia a vitória unânime nos 75kg, com Viviane Pereira superando Kimberly Gittens, de Barbados, sem maiores dificuldades.
Fechando o dia, o paraense Michael Trindade teve uma luta apertadíssima, mas venceu o venezuelano Keymberth Solorzano por 3-2 e avançou nos 51kg. Na semi, Abner Teixeira, Carol Naka e Bárbara dos Santos enfrentam colombianos: Cristian Salcedo, Ingrit Valencia e Camila Camilo, respectivamente. Além deles, Tati Chagas enfrenta a chilena Denisse Bravo e Michael Trindade luta contra o argentino Ramón Quiroga. Todas as lutas das semifinais serão disputadas na quinta-feira (26).
O boxe no Pan-Americano
Antes dessas classificações para semifinais nesta terça-feira, o Brasil já tinha alguns pódios garantidos no 1º dia das quartas de final do boxe. Essas medalhas serão de Keno Marley (92kg), Luiz “Bolinha” Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg), nas três primeiras lutas das quartas para o Brasil.
E ainda há mais em disputa. Nesta quarta-feira (25), serão disputadas as quartas de final das categorias femininas 60kg e 57kg e das masculinas 71kg e 63,5kg. Bia Ferreira e Jucielen Romeu são as representantes brasileiras entre as mulheres, enquanto Yuri Falcão disputa os 63,5kg.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje