Único ouro veio com recorde pan-americano no revezamento
O Brasil garantiu cinco pódios no 2º dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nas águas chilenas, apenas um ouro, com o revezamento 4x100m livre misto, que quebrou o recorde da competição e ajudou no quadro de medalhas em um dia com algumas derrotas importantes no Pan.
SENSACIONAAAAAAL, BRASIL! 🥇
Nos últimos metros, Stephanie Balduccini faz ultrapassagem e o Brasil conquista medalha de OURO no revezamento 4x100m misto nado livre! 🏊♀️
Mais um 🥇 para o Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos! GIGANTEEES! 💚💛 pic.twitter.com/cqBUh2fC4p
— Time Brasil (@timebrasil) October 22, 2023
As medalhas brasileiras na natação
A 1ª medalha da tarde foi de Mafê Costa, que já tinha conquistado a prata nos 400m livre, no sábado. Dessa vez, ela disputou os 200m livre e voltou a bater na trave. O ouro ficou com a canadense Marie-sophie Harvey, que completou em 1:58.08, 0.04 s à frente da brasileira, que liderou quase toda a prova. A estadunidense Camille Spink ficou com o bronze, enquanto a brasileira Stephanie Balduccini chegou em 4º.
Na sequência, mais uma medalha para o Brasil. Nos 200m livre masculino, Murilo Sartori chegou em 3º e garantiu o bronze, atrás do estadunidense Coby Carrozza e do mexicano Jorge Iga. O brasileiro Breno Martins também passou perto da medalha, chegando em 5º, a 0.27s de Sartori.
O Brasil voltou ao pódio da natação nos 100m borboleta masculino, com Vinicius Lanza, que completou em 52.52s e garantiu a medalha de prata. O ouro foi do estadunidense Lukas Davin Miller, com o também estadunidense Arsenio Bustos no bronze. Victor Barganha começou bem, mas não segurou o ritmo no fim e terminou em 6º.
A 4ª medalha foi inédita. Com Alexia Tavares, o país apareceu pela 1ª vez no pódio da prova dos 200m costas feminino. Ela conseguiu a medalha de bronze, com 2:13.31. As outras medalhas vieram em dobradinha dos Estados Unidos, com Helen Noble e Reilly Tiltman.
MEDALHA INÉDITA PARA O BRASIL! 🥉
Alexia Tavares faz 2.13.31s e conquista a 1ª medalha de uma brasileira na história dos 200m costas nos Jogos Pan-Americanos 🏊♀️
Time Brasil segue fazendo história em Santiago 2023! 💚💛 pic.twitter.com/REmxe7fKTZ
— Time Brasil (@timebrasil) October 22, 2023
No revezamento, veio finalmente o ouro. O 4x100m livre misto contou com grandes parciais de Marcelo Chierighini e Stephanie Balduccini e com bons tempos de Guilherme Caribé e Ana Vieira para chegar em 3:26.78 e quebrar o recorde pan-americano. A prata foi dos Estados Unidos, enquanto o Canadá garantiu a medalha de bronze.
A natação no Pan-Americano
No 1º dia da natação, o Brasil já tinha conseguido quatro medalhas na natação, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. Com esse bom desempenho nas piscinas de Santiago 2023, a delegação brasileira conseguiu terminar o 1º dia do Pan-Americano com 13 medalhas, na 3ª colocação do quadro.
Mas o ritmo de pódios caiu no início do domingo, com apenas uma medalha confirmada antes das finais da natação, na prata de Raicca Ventura, no skate park. Mas a natação voltou a acelerar o ritmo, garantindo o primeiro ouro do dia.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje