Paulista de 18 anos venceu em seu ano de estreia
O fim de semana de GP da Itália mal começou, mas o Brasil já tem motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (1º), o brasileiro Gabriel Bortoleto, de apenas 18 anos, confirmou o título da Fórmula 3, que fica com um piloto do país pela 1ª vez na história.
GABRIEL BORTOLETO. F3 CHAMPION. 🇧🇷#ItalianGP #F3 pic.twitter.com/SlWn8cgWFB
— Formula 3 (@Formula3) September 1, 2023
O título de Gabriel Bortoleto
A conquista, inédita para o Brasil, foi confirmada nesta sexta-feira, ainda durante o qualificatório para o GP da Itália. O piloto chegou para o fim de semana com 38 pontos de vantagem, sendo que o fim de semana distribui apenas 39 pontos. Assim, bastava que seus dois adversários não garantissem a pole, que vale dois pontos.
E assim aconteceu. O estoniano Paul Aron conseguiu apenas o terceiro melhor tempo, enquanto o espanhol Josep Maria Martí ficou em 16º. Bortoleto, por sua vez, conseguiu o 5º melhor tempo e vai largar em 8º e em 5º nas corridas do fim de semana. O classificatório foi bastante incidentado, com direito a três bandeiras vermelhas. A pole ficou com o alemão Oliver Goethe.
Nesse cenário, Gabriel Bortoleto confirmou a grande vantagem que construiu nesta temporada e termina o ano com o título da Fórmula 3, logo em seu ano de estreia, feito que já tinha sido alcançado por pilotos como Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri – todos no atual grid da Fórmula 1.
Gabriel Bortoleto
Piloto da equipe italiana Trident, Gabriel Bortoleto teve uma grande trajetória no kart brasileiro e europeu e está trabalhando com monopostos desde 2020. Assim, ele participou de campeonatos como a F4 Italiana, a Fórmula Regional Europeia (Freca) e a Fórmula Regional Asiática, mas esse é o seu 1º título em carros de fórmula.
Pupilo de Fernando Alonso e apoiado pelo BRB, Gabriel Bortoleto tem caminho aberto para a Fórmula 2 no próximo ano e, em caso de boa participação no ano de estreia, deve também despontar como nome forte para uma vaga na F1. Ele ainda não faz parte de nenhuma academia de pilotos, alfo que poderá mudar em breve.
O brasileiro conquista o título da Fórmula 3, justamente no mesmo palco do título de Felipe Drugovich, que foi o primeiro brasileiro a vencer a Fórmula 2, no ano passado. Antes, em 1972, Monza também foi o circuito no qual Emerson Fittipaldi conquistou o primeiro título do Brasil na Fórmula 1.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje