Saiba mais sobre a história do Cruzeiro no Brasileirão
Foram 3 anos seguidos na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Por isso, a expectativa do Cruzeiro no Brasileirão deste ano é enorme. Afinal, o clube é um dos mais vitoriosos do país.
Com 4 títulos do Cruzeiro no Brasileirão, o time é o 6º maior campeão nacional, ao lado de Fluminense e Vasco. O trio só fica atrás de Palmeiras (11 títulos), Santos e Flamengo (8 para cada), Corinthians (7) e São Paulo (6).
Taça Brasil 1966: a primeira taça do Cruzeiro
O Cruzeiro no Brasileirão entrou para a galeria dos campeões brasileiros em 1966. Naquele ano, a principal competição nacional ainda era a Taça Brasil, um torneio que antecedeu o Campeonato Brasileiro.
A fórmula de disputa era bem diferente, com os times enfrentando adversários da mesma região ou de uma região mais próxima nas duas primeiras fases. Na semifinal, o Cruzeiro eliminou o Fluminense. Na final, a equipe mineira foi campeã em cima do Santos.
Título de 2003 encerrou jejum de quase 40 anos
Depois do título de 1966, o Cruzeiro só foi ser campeão nacional outra vez depois de quase 40 anos. No ano de 2003, a competição já se chamava Campeonato Brasileiro. Não só o nome era diferente, como também a fórmula de disputa,
Para se ter uma ideia, foi a primeira vez que o Brasileirão foi disputado com pontos corridos. Ou seja, o time que fizer mais pontos é o campeão, sem a necessidade de uma decisão, que equilibra a disputa, mas deixa espaço para injustiças.
Com um time muito forte, o Cruzeiro fez uma campanha quase brilhante. Em 46 jogos, a equipe mineira conseguiu 100 pontos, 13 a mais que o 2º colocado, o Santos. A Raposa ganhou 37 jogos, empatou 7 e perdeu 8.
O Cruzeiro terminou o campeonato com o melhor ataque da competição, com 102 gols marcados. O time conseguiu a maior goleada daquela edição do Brasileiro, que foi um 7 x 0 contra o Bahia na antiga Fonte Nova. Por fim, a Raposa teve o craque da competição, o meia Alex, e também o melhor técnico, Vanderlei Luxemburgo.
Dez anos depois, Raposa foi campeã de novo
A espera pelo terceiro título do Campeonato Brasileiro foi bem menor. Ela durou exatamente dez anos. Em 2013, o Cruzeiro conquistou seu terceiro título. Assim como em 2003, a taça foi para Minas Gerais de maneira incontestável.
O Cruzeiro no Brasileirão terminou com 76 pontos, 11 pontos a mais que o 2º colocado, o Grêmio. Em 38 jogos, foram 23 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.
A Raposa teve o melhor ataque da competição, com 77 gols marcados. O time mineiro também teve o craque do campeonato (Éverton Ribeiro) e o melhor técnico (Marcelo Oliveira).
2014, o ano do último título
O torcedor não teve tempo para piscar os olhos. No ano seguinte, em 2014, o Cruzeiro no Brasileirão levantou a taça outra vez. Por isso, os cruzeirenses ficaram mal-acostumados. E agora é difícil aceitar que o time não foi campeão novamente.
Em 2014, o Cruzeiro terminou a competição com 80 pontos. O 2º colocado foi o São Paulo, com 70. A Raposa ganhou 24 jogos, empatou 8 e perdeu 6.
O time era tão parecido com o do ano anterior que em 2014 o Cruzeiro teve, outra vez, o craque do campeonato e o melhor técnico da competição. E os nomes foram os mesmos: Éverton Ribeiro e Marcelo Oliveira.
Expectativa do Cruzeiro no Brasileirão é para se manter
Apesar do alto investimento feito para este ano em comparação com os anos de Série B, dificilmente o Cruzeiro vai conseguir algo além de uma vaga na Sul-Americana. A prioridade este ano é se manter na elite do futebol nacional.
Como todo time que vem da Série B, o primeiro pensamento é evitar um novo rebaixamento. O que conseguir além disso será lucro para a Raposa. O time começou esta Série A muito bem, brigando pela liderança da competição. Se a equipe vai se manter assim, só as próximas rodadas dirão.
PODE COMEMOR🅰️R NA PRAÇA SETE DE NOVO, NAÇÃO! 🤪💙
O #BASTIDORES DA FESTA DO ACESSO TÁ NO AR!
🎥 @marcoferraz85 / Cruzeiro pic.twitter.com/gltslUrkGW
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 1, 2022
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje