Campeão Brasileiro de 1937: Expectativa é que título seja reconhecido neste domingo
A história do nosso futebol pode ser reescrita neste sábado (15). Com aval da CBF, o Atlético-MG deve ser reconhecido como campeão brasileiro de 1937 no evento de inauguração da Arena MRV. O título é referente à Copa dos Campeões, disputado naquele ano.
O Torneio dos Campeões de 1937 pode ser considerado como o primeiro campeonato brasileiro, já que foi um certame de futebol amador organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF) e vencido pelo Clube Atlético Mineiro.
Sob essa premissa, o clube tenta que o título seja formalmente reconhecido pela CBF, o que faria do Galo Mineiro tri campeão brasileiro.
O Brasileiro de 1937: Atlético Mineiro Campeão
Segundo antecipado pela rádio 98, de Belo Horizonte, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comparecerá neste domingo ao evento de inauguração do novo estádio do Atlético e vai declarar a unificação do título do torneio como o 1º título brasileiro da história.
Assim, o Atlético passa a ser tricampeão nacional, com títulos em 1937, 1971 e 2021. Curiosamente, o Galo volta a ser o 1º campeão brasileiro após 13 anos. Isso porque a campanha de 1971 foi a 1ª com o nome de Campeonato Brasileiro, mas os títulos de Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa foram integrados em 2010.
Com isso, o Bahia se tornou o 1º campeão brasileiro, a partir da conquista na Taça Brasil de 1959 – torneio criado para dar as vagas brasileiras à Copa Libertadores. Mas o novo campeão Brasileiro de 1937 surgiu em um contexto diferente.
A Copa dos Campeões envolveu 6 times. Além do Atlético-MG, campeão mineiro naquele ano, estiveram presentes Fluminense, Rio Branco, Portuguesa e Aliança, campeões de Distrito Federal (atual cidade do Rio de Janeiro), Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso além da Liga da Marinha, também do Distrito Federal.
Após 6 jogos, o Atlético foi campeão com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, seguido por Fluminense e Rio Branco. O artilheiro do torneio foi Paulista, do Galo. O jogador marcou 8 dos 18 gols atleticanos na campanha – o time sofreu 11 tentos.
🏆 1937 🖤🤍 pic.twitter.com/jjRgTuu02R
— Atlético (@Atletico) February 14, 2022
A unificação dos títulos
A possibilidade do reconhecimento do título brasileiro de 1937 já existia desde a unificação dos títulos entre 1959 e 1970. Mas Alexandre Kalil, presidente do clube à época, preferiu não engajar o clube no registro de documentações para isso.
Assim, o assunto voltou à voga em 2021, quando o presidente Sérgio Coelho garantiu que buscaria a unificação do Brasileiro de 1937. Assim, o clube avançou com a busca de documentações e relatórios para buscar o reconhecimento da disputa como um campeonato nacional, recebendo agora o aval da CBF para isso.
Confira mais da história e as notícias recentes do Atlético Mineiro no Jogo Hoje