Conheça mais sobre as maiores rivalidades da NBA
Maiores rivalidades da NBA: são muitos os elementos que fazem da National Basketball Association a maior e mais importante liga de basquete do mundo. Um deles é a rivalidade entre os times que disputam a supremacia nas duas conferências.
LEIA MAIS: Maiores arremessadores de 3 pontos da história da NBA: confira o ranking
São rivalidades marcadas por vários aspectos, a começar pela disputa pelo posto de time mais vencedor da NBA. Há também confrontos marcados pelo equilíbrio e por jogos bastante disputados.
Há confrontos que ganharam mais evidência recentemente, enquanto outros já são clássicos há algumas décadas. Mas uma coisa é certa: essa rivalidade entre os principais times da NBA é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento da liga.
Boston Celtics x Los Angeles, a número 1 entre as maiores rivalidades da NBA
Apesar de a NBA ter grandes rivalidades entre times, é quase um consenso que nenhuma é tão grande como o confronto entre Boston Celtics e Los Angeles. A afirmação não é por acaso. Estamos falando dos dois maiores vencedores da história da liga.
Para deixar a rivalidade ainda maior, os dois times estão empatados em número de títulos: cada um tem 17. Só para se ter uma noção, o terceiro maior campeão da liga é o Golden State Warriors, com 7 títulos. Ou seja, bem atrás dos dois maiores campeões.
Boston Celtics.
Los Angeles Lakers.
A STORIED RIVALRY.#1 in the West @Lakers host #3 in the East @celtics today at 3:30pm/et on ABC. #NBAonABC pic.twitter.com/xxY4gEmz5z
— NBA (@NBA) February 23, 2020
Os dois times se enfrentaram 372 vezes. O Boston Celtics tem ligeira vantagem, com 208 vitórias (56% do total de confrontos). Os Lakers ganharam 164 jogos (44% do total). Por fim, as duas equipes disputaram a final da NBA 12 vezes, o que representa um recorde absoluto.
Para se ter ideia da dimensão dessa rivalidade, existe um documentário que conta a história do confronto. Celtics/Lakers: Best of Enemies mostra como esse duelo se transformou num dos maiores clássicos mundiais entre todos os esportes.
Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers: uma rivalidade recente
Para uma rivalidade ser muito forte, não necessariamente tem que ser antiga. E se tem um duelo na NBA que prova isso é o jogo entre Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers. Este confronto é teoricamente recente, mas já está na lista dos maiores da liga.
O duelo, que é uma das maiores rivalidades da NBA, começa a entrar para a história só em 2015. Desde então, as duas franquias se enfrentaram nas finais da liga durante quatro anos consecutivos. Nesse período, os dois times se revezaram na hegemonia da NBA.
Outro ponto importante desse confronto é que ele foi protagonizado por grandes estrelas da NBA, como Stephen Curry e Lebron James. Os astros da NBA impulsionam a rivalidade desse duelo.
Boston Celtics x Philadelphia 76ers: um duelo de quase 600 jogos
Entre as maiores rivalidades da NBA está Boston Celtics x Philadelphia 76ers, que foi construída ao longo dos anos. As duas franquias se enfrentaram pela primeira vez em 1949. Até hoje, os dois disputaram 570 partidas.
O Boston Celtics tem a vantagem no retrospecto, com 329 vitórias (58% do total de jogos). O Philadelphia 76ers ganhou 241 vezes (42%).
Detroit Pistons e New York Knicks: dois grandes rivais do Chicago Bulls
O Chicago Bulls é uma das maiores franquias da história da NBA. Durante muito tempo, quando tinham em quadra Michael Jordan, os Bulls chamavam atenção do mundo inteiro.
Dois dos grandes rivais ao longo do tempo foram Detroit Pistons e New York Knicks.
Curiosamente, a rivalidade dos Bulls com os Pistons e com os Knicks se tornou maior a partir da década de 1980.
Os Bulls levam vantagem no retrospecto geral contra os dois adversários. Mas a diferença é pequena, o que mostra grande equilíbrio. Contra o New York Knicks, os Bulls venceram 54% dos duelos (151 vitórias e 127 derrotas).
O retrospecto contra o Detroit Pistons é ainda mais apertado. Neste caso, os Bulls venceram apenas 51% dos confrontos (159 vitórias e 152 derrotas). Praticamente um empate técnico entre as maiores rivalidades da NBA.