Manchester City

Manchester City é acusado de violar mais de 100 regras financeiras na Premier League

Time se disse surpreendido com acusações A derrota para o Tottenham não é a maior dor de cabeça do Manchester […]

Bandeira com escudo do Manchester City no Etihad Stadium

Divulgação/Man City

Time se disse surpreendido com acusações

A derrota para o Tottenham não é a maior dor de cabeça do Manchester City neste início de semana. Nesta segunda, o time azul foi acusado de violar mais de 100 regras financeiras na Premier League ao longo de nove anos. O caso foi resultado de uma investigação de quatro anos da própria Liga Inglesa.

Fair play financeiro

As violações em questão teriam ocorrido entre 2009 e 2018, ou seja, a começando logo após a compra pelo fundo árabe que hoje é responsável pelo Grupo City. Todas as questões apontadas na nota divulgada pela Premier League (leia abaixo) envolvem fair play e transparência financeira.

Assim, o Manchester City está sendo acusado de violar as regras da liga que exigem: boa fé na declaração de informações financeiras, detalhamento completo de remuneração de treinadores e jogadores, cumprimento de regulamentos da Uefa, transparência sobre rentabilidade e sustentabilidade e cooperação com a Premier League em investigações e fornecimento de documentos.

A partir dessas violações, uma comissão independente da Premier League fica responsável por julgar o Manchester City, que se pronunciou, dizendo-se surpreso e esperando uma comissão imparcial para o julgamento do tema. O clube pode ser punido com perda de pontos ou, até mesmo, uma expulsão da Premier League.

A comissão responsável por analisar o caso do Manchester City ainda não foi instaurada, mas a liga não voltará a se pronunciar sobre o tema até que ela complete o seu trabalho. Todo o processo correrá de forma confidencial.

Leia a nota do Manchester City

“O Manchester City FC está surpreso com a emissão dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que o EPL recebeu.

O Clube saúda a revisão deste assunto por uma comissão independente, para considerar imparcialmente o corpo abrangente de evidências irrefutáveis ​​que existem em apoio à sua posição.

Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas”.

Leia a nota da Premier League

De acordo com a Regra W.82.1 da Premier League, a Premier League confirma que encaminhou hoje uma série de supostas violações das Regras da Premier League pelo Manchester City Football Club (Clube) a uma Comissão sob a Regra W.3.4 da Premier League.

Os detalhes das regras da Premier League que o clube supostamente teria violado são os seguintes:

1. Em relação a cada uma das temporadas de 2009/10 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis ​​nessas temporadas exigem o fornecimento pelo clube membro da Premier League, de boa fé, de precisas informações financeiras que dão uma visão verdadeira e justa da situação financeira do clube, em particular no que diz respeito às suas receitas (incluindo receitas de patrocínio), suas partes relacionadas e seus custos operacionais (…)

2. Em relação a:
(a) cada uma das temporadas de 2009/10 a 2012/13, as Regras da Premier League aplicáveis ​​nessas temporadas exigem que o clube membro inclua detalhes completos da remuneração do técnico em seus contratos relevantes com seu técnico (…)
(b) cada uma das temporadas de 2010/11 a 2015/16, as Regras da Premier League aplicáveis ​​nessas temporadas exigem que o clube membro inclua detalhes completos da remuneração do jogador em seus contratos relevantes com seus jogadores (…)

3. Em relação a cada uma das temporadas de 2013/14 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis ​​nessas temporadas exigem que o clube membro cumpra os regulamentos da UEFA, incluindo os Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA (…)

4. Em relação a cada uma das temporadas 2015/16 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis ​​nessas temporadas sobre Rentabilidade e Sustentabilidade (…)

5. Em relação ao período de dezembro de 2018 até o momento, as regras da Premier League aplicáveis ​​nas temporadas relevantes exigem que o clube membro coopere e auxilie a Premier League em suas investigações, inclusive fornecendo documentos e informações à Premier League, de boa fé (…)

As comissões são independentes da Premier League e dos clubes membros. Os membros da Comissão serão nomeados pelo Presidente independente do Painel Judicial da Premier League, de acordo com as Regras da Premier League W.19, W.20 e W.26.

Os procedimentos perante a Comissão serão, de acordo com a Regra W.82 da Premier League, confidenciais e ouvidos em particular. De acordo com a Regra W.82.2 da Premier League, a decisão final da Comissão será publicada no website da Premier League.

Esta confirmação é feita de acordo com a Regra W.82.1 da Premier League. A Premier League não fará mais comentários sobre este assunto até novo aviso.

Etihad Stadium, casa do Manchester City
Divulgação/Manchester City
COMPARTILHE

Bombando em Manchester City

1

Manchester City

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

2

Manchester City

Sorteio define grupos da Champions League 2023/24; veja as chaves

3

Manchester City

Barcelona chega a acordo com o City e acerta contratação de João Cancelo

4

Manchester City

Manchester City renova com Bernardo Silva até 2026

5

Manchester City

Na Supercopa da Uefa, Pep Guardiola chega a 36 títulos na carreira