Futebol

Maiores clássicos do futebol brasileiro: confira as principais rivalidades que agitam o esporte no país

Conheça mais sobre os maiores clássicos do futebol brasileiro O futebol brasileiro é marcado por clássicos de grande rivalidade. São […]

Fla-Flu é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Conheça mais sobre os maiores clássicos do futebol brasileiro

O futebol brasileiro é marcado por clássicos de grande rivalidade. São jogos entre times que possuem tradição, títulos e torcidas enormes.

Sempre que esses times se encontram em campo, a promessa é de jogos emocionantes. Vamos descobrir, então, quais são os maiores clássicos do Brasil.

Esses jogos costumam ter pesos diferentes. Porque existem rivalidades estaduais, ou seja, dentro dos estados, regionais e nacionais.

Os maiores clássicos nacionais atraem mais interesse. E, mesmo sendo rivalidades estaduais, podem ser extremamente interessantes para torcedores de outros estados.

Fla-Flu é o maior clássico do Brasil?

É difícil apontar qual o maior clássico do Brasil. Mas o mais conhecido é o Fla-Flu, ou seja, o duelo entre Flamengo e Fluminense. Para se ter uma ideia, o clássico é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro desde 2012. É o único duelo do país que tem esse status.

O primeiro Fla-Flu foi disputado no dia 7 de julho de 2012. Em um jogo pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu por 3 a 2. Desde então, os dois times disputaram 371 jogos.
E o retrospecto mostra um equilíbrio muito grande.

O Flamengo tem 135 vitórias, o Fluminense tem 117 triunfos e houve ainda 119 empates. O Rubro-negro marcou 528 gols, enquanto o Tricolor balançou a rede 483 vezes. As maiores goleadas foram aplicadas pelo Flamengo: 6 a 1 duas vezes e 5 a 0 também duas vezes.

Para se ter uma ideia do tamanho deste que está na lista dos maiores clássicos do futebol, o Fla-Flu tem o recorde mundial de público em um jogo disputado entre clubes. Na final do Campeonato Carioca de 1963, 194.603 torcedores foram ao Maracanã. Naquele jogo, após um empate de 0 a 0, o Flamengo foi campeão.

O nome do clássico foi batizado de Fla-Flu pelo jornalista Mário Filho, que deu o nome ao estádio Maracanã. E a magia deste duelo foi descrita pelo jornalista e escritor Nelson Rodrigues com uma frase antológica: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”. 

Gre-Nal já foi considerado o maior clássico do Brasil

Em 2008, a revista Trivela consultou jornalistas de todo país para tentar descobrir qual é o maior clássico do Brasil. E o confronto que ficou em primeiro lugar foi o duelo entre Grêmio e Internacional, chamado de Gre-Nal.

Oito anos depois, foi a vez da revista inglesa FourFourTwo eleger o Gre-Nal como o maior clássico do Brasil. Ainda segundo a publicação, a rivalidade entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul é a oitava maior do mundo.

O Internacional leva pequena vantagem nos confrontos. São 160 vitórias do Colorado e 139 do Grêmio, além de 138 empates. O nome Gre-Nal foi utilizado pela primeira vez em 1926 por um jornalista chamado Ivo dos Santos Martins, que confessou ter cansado de escrever os nomes dos dois times várias vezes.

Apesar de os jogos serem bastante disputados na maioria das vezes, há registros de goleadas históricas. A maior delas aconteceu ainda na época amadora. Em 1909, o Grêmio derrotou o rival pelo incrível placar de 10 a 0 em um jogo amistoso.

Derby Paulista: uma rivalidade centenária entre os maiores clássicos

A maior rivalidade que existe entre os quatro grandes clubes do estado de São Paulo é entre Corinthians e Palmeiras. O duelo costuma ser chamado de Derby Paulista em alusão à corrida de cavalo Derby de Epsom, considerada a mais importante do mundo.

O site Football Derbies apontou que o jogo entre Corinthians e Palmeiras representa a 4ª maior rivalidade do mundo e a primeira do Brasil, sendo um dos mais importantes entre os maiores clássicos. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada em 2010, 77% dos torcedores do Palmeiras consideram que o maior rival é o Corinthians. Entre torcedores do Corinthians, 59% apontam o Palmeiras como principal rival.

Palmeiras e Corinthians entre os maiores clássicos do Brasil
Foto: Cesar Grego/Palmeiras

O retrospecto de um dos maiores clássicos do país é muito equilibrado, quase um empate técnico. Em 375 jogos, foram 133 vitórias do Palmeiras, 129 vitórias do Corinthians e 113 empates.

A rivalidade cresceu muito devido ao número de vezes que os dois clubes decidiram títulos. Foram 12 finais entre os dois times, de diversos campeonatos. O Palmeiras conquistou sete títulos em cima do rival.

Uma dessas conquistas foi o Campeonato Brasileiro de 1993. Naquele ano, o Palmeiras montou um dos melhores times da história do clube. No primeiro jogo da decisão, o Corinthians venceu por 1 a 0. Na segunda partida, o Verdão aplicou uma goleada de 4 a 0.

Minas Gerais tem Superclássico que divide o estado

O maior confronto do futebol mineiro não tem uma abreviação, como o Fla-Flu e o Gre-Nal. Mas é tão grande quanto os dois e está entre os maiores clássicos do Brasil. Tanto que costuma ser chamado em Minas Gerais de Superclássico.

O Atlético leva vantagem no retrospecto geral, com 209 vitórias, o Cruzeiro tem 171 triunfos e houve ainda 137 empates. A maior goleada também é a favor do Galo: 6 a 1 no dia 4 de dezembro de 2011, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

O recorde de público do Superclássico mineiro foi estabelecido no dia 4 de maio de 1969. Em um jogo válido pelo Campeonato Mineiro, 123.351 pessoas foram ao Mineirão e viram o Cruzeiro ganhar o jogo por 1 a 0.

 

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo