80 das 92 equipes que irão disputar a competição sairão dos Estaduais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou os critérios da Copa do Brasil. Mas, qual foi a principal alteração? O Jogo Hoje explica o novo funcionamento da competição.
Antes, é importante frisar que qualquer mudança só irá valer a partir de 2024. E principal troca é que a entidade vai acabar com as vagas para a Copa via ranking nacional de clubes.
Assim, segundo o novo regulamento, 80 das 92 equipes que irão disputar a competição em 2024 sairão de competições estaduais. Logo, o ingresso será através do ranking das federações.
Serão essas listas, portanto, que definirão quantas vagas cada uma terá direito a distribuir em seus torneios estaduais.
E o que a CBF diz sobre as vagas?
São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas através dos estaduais. Logo depois, vêm Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, com cinco vagas cada um.
Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão têm direito a três. Os demais estados ficam com duas.
As federações que possuem direito a três vagas, precisam destinar duas delas ao campeão e vice estadual. Já a última será definida pela própria entidade local.
O que não muda?
A entrada dos 12 clubes na terceira fase do torneio. Ou seja, quando ingressam os representantes que disputam a Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.