Paraguaio subiu à Série A com o Coritiba em 2021
O Ceará anunciou o nome do treinador que terá a missão de levar a equipe de volta à Série A. Após quase dois anos a frente do Coritiba, Gustavo Morínigo é o novo comandante do Vozão. Ele será o 2º estrangeiro em sequência a treinar o clube, uma vez que o último efetivo foi o argentino Lucho González – demitido há pouco menos de um mês.
Morínigo no Ceará
Desde a saída do ex-volante do Athletico, o Ceará vinha sob comando do interino Juca Antonello, que segue na comissão técnica alvinegra. Agora, a aposta é em um nome com mais experiência na área técnica. Há 10 anos como treinador, ele já passou por Nacional, Cerro Porteño, Libertad e pelas seleções de base do Paraguai.
Ele estava no Coritiba desde 2020 e durou 100 jogos no comando do clube, saindo em agosto passado. Ao todo, foram 44 vitórias, mas a demissão veio por não conseguir sair da zona de rebaixamento. Ele soma um vice da Libertadores de 2014, pelo Nacional, perdendo para o San Lorenzo de Almagro, e um acesso à Série A com o Coxa em 2021.
A chegada
Assim, Morínigo estará à frente do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro, no Cearense e nas Copas do Brasil e do Nordeste. Além disso, ele também leva a Porangabuçu o auxiliar técnico paraguaio Diosnel Burgos e o preparador físico argentino Martín Paolorosso.
O diretor de futebol Albeci Júnior comentou a contratação. “Pensamos em alguns nomes com esse perfil e fizemos várias reuniões até chegarmos ao nome do Gustavo Morínigo. É um profissional que vem com uma bagagem de acesso à Série A e também de conquistas estaduais”.