Bombando

NASCAR terá categoria no Brasil a partir de 2023

Categoria será a 4ª da NASCAR fora dos EUA Maior categoria de turismo do planeta, a NASCAR passará a ter […]

Nascar Brasil Sprint Race

Divulgação/GT Sprint Race

Categoria será a 4ª da NASCAR fora dos EUA

Maior categoria de turismo do planeta, a NASCAR passará a ter competições no Brasil a partir do próximo ano. O automobilismo brasileiro vai ser palco da NASCAR Brasil Sprint Race, remodelação da atual GT Sprint Race, agora em parceria com a categoria estadunidense. Essa será a 4ª série da categoria fora de seu país natal.

NASCAR Brasil Sprint Race

O anúncio da nova categoria veio na noite desta quarta-feira e foi celebrado pelo vice-presidente internacional da Nascar, Chad Seigler. Ele comemorou que o Brasil seja o local da 1ª série da NASCAR na América do Sul. “O Brasil é um país vibrante, rico em cultura e na comunidade do automobilismo. A Nascar Brasil Sprint Race nos permitirá mostrar as corridas emocionantes que definem a classe, ao mesmo tempo em que vai oferecer aos fãs brasileiros uma série com a qual eles vão se sentir conectados”.

Assim, a categoria espera abrir uma porta de interlocução entre o Brasil e a principal NASCAR, principal categoria de stock cars no mundo. E isso pode viabilizar novas oportunidades para pilotos, mecânicos e engenheiros brasileiros nos mais altos níveis do automobilismo internacional.

Mas a chegada no Brasil acontece por meio de uma categoria já estabelecida. A GT Sprint Race existe desde 2012, criada pelo ex-piloto da Stock Car Brasil Thiago Marques. Na atual temporada tem 18 corridas em nove fins de semana em diferentes autódromos do país. A última corrida da Sprint Race “sozinha” acontece no próximo dia 10, em Londrina-PR, fechando a temporada 2022.

Thiago Marques também comentou sobre a nova parceira. “O cenário do automobilismo brasileiro é de evolução e merecedor de uma grande conquista como esta. Tenho certeza que esta possibilidade de desenvolver a NASCAR no Brasil, trazendo alguns dos conceitos americanos, é uma oportunidade sem precedentes. E isso não é uma conquista só nossa e sim de todo o automobilismo nacional”.

A NASCAR

Para além da principal disputa de stock cars nas pistas e nos ovais dos Estados Unidos, a categoria tem outras séries. No país natal, também acontecem várias outras competições de carros de turismo, caminhões e carros modificados, em caráter nacional e regional.

Além disso, fora dos Estados Unidos, a organização também é responsável pela Pinty’s Series, no Canadá, pela PEAK Mexico Series, no México, e pela Whelen Euro Series, na Europa. Assim, o Brasil é o 4º novo mercado internacional para a categoria.

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer